29/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Sesau busca alternativas para acelerar o reabastecimento de medicamentos

Publicado em 17/10/2014 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A rede de saúde pública de Campo Grande está enfrentando a falta de alguns medicamentos, como o Benzetacil, antibiótico produzido a partir da penicilina benzatina. O problema se deve pela dificuldade de produção do princípio ativo e de problemas de manufatura do medicamento. O motivo do não reabastecimento do medicamento foi divulgado por meio de Nota Técnica emitida pelo Conselho Federal de Medicina.

Diante deste quadro, a Sesau está negociando com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) o empréstimo desses medicamentos para suprir parte da demanda da Rede Municipal de Saúde (Remus). “Essa medida é paliativa, visto que a demanda para o medicamento é de cerca de sete mil ampolas por mês”, explica Ana Paula Rezende, diretora de Assistência em Saúde da Sesau.

A empresa Supera Rx, fabricante do medicamento no Brasil, informa que a falta da penicilina benzatina não é exclusiva do Brasil, o que levou a Organização Mundial de Saúde a veicular um comunicado sobre a complexidade de produção do fármaco e a limitação de alternativas em muitos países. A Supera Rx informa, ainda, que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está ciente do problema e que a empresa está dedicando esforços a fim de reiniciar o suprimento do produto no futuro.

Para dar mais celeridade ao caso, os Conselhos Nacional e Estadual de Secretários de Saúde (Conasems e Cosems) emitiram Nota Técnica ao Ministério da Saúde com todos os medicamentos que estão em falta na rede, no intuito de pedir intervenção ao órgão diante da problemática e, assim, regularizar o reabastecimento de medicamentos na rede de atenção básica do País.

Em Campo Grande, a comunicação da falta do medicamento foi feita pela empresa distribuidora ganhadora do processo licitatório, que solicitou a retirada do pedido e cancelamento do empenho feito em maio de 2014.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *