28/03/2024 - Edição 540

Poder

Gilmar nega pedido de filho de Bolsonaro e mantém CPI das Fake News

Publicado em 01/05/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes negou o pedido do deputado Eduardo Bolsonaro para barrar a prorrogação da CPMI das Fake News no Congresso.

Um dos alvos da investigação, que já reuniu provas concretas do envolvimento de seu gabinete no esquema, Eduardo tenta desesperadamente evitar que a comissão avance na devassa ao bolsonarismo aloprado.

A decisão que negou seguimento ao pedido do deputado é de quarta-feira (29). Na ação, Bolsonaro argumenta que, no decorrer das sessões, os objetivos da CPMI foram “desvirtuados”.

A mentira como estratégia

Uma parcela dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro parece não se importar se ele mente, nem se interfere na Polícia Federal em prol de seus interesses pessoais. É o que reforça uma análise dos resultados da pesquisa Datafolha, divulgada no último dia 27, que já leva em conta a demissão de Sergio Moro do cargo de ministro da Justiça e da Segurança Pública.

Em meio à guerra de discursos entre os dois ex-aliados, 52% dos entrevistados acreditam que é o ex-juiz da Lava Jato que fala a verdade e 20% avaliam que é apenas o presidente. Já 6% não creem em nenhum dos dois e 3% consideram que ambos estão certos. Além disso, 19% não souberam opinar.

No total, portanto, ao menos 23% consideram que Bolsonaro esteja falando a verdade. Ao mesmo tempo, o Datafolha apurou que 33% da população considera o seu governo como bom ou ótimo, enquanto 26% o avalia como regular e 38% como ruim e péssimo. Não sabem, 3%.

Ou seja, 10% dos que o aprovam acreditam que ele está mentindo ou não são capazes de avaliar se ele diz a verdade. Neste caso, acreditar em Moro é reconhecer que o presidente está usando uma instituição da República em benefício próprio.

Outra parte da pesquisa aponta que 56% concordam com que Bolsonaro quer interferir na Polícia Federal e Moro fez bem em deixar o cargo, 28% afirmaram que concordam que ele não quer interferir e Moro errou ao pedir demissão, 12% dizem não saber e 4% discordam das duas afirmações.

A pesquisa também apontou que 21% das pessoas sempre confiam nas declarações de Bolsonaro, 37% confia às vezes, 38% nunca confia e 5% não sabe. Novamente comparando com os 33% que aprovam seu governo, temos que o número dos que veem seu governo como ótimo e bom é 12 pontos maior do que as pessoas que acreditam que ele não mente.

Uma parte dos seguidores do presidente, portanto, sabe que ele está passando por cima dos fatos e tem consciência de que o combate à corrupção nunca foi sua prioridade.

Acredita, contudo, que Bolsonaro deve usar todas as "armas" disponíveis, o que inclui boatos, notícias falsas e outras formas de desinformação, para combater o "inimigo". E sabe que o presidente é isso mesmo o que parece ser, mas – ainda assim – prefere isso a outra opção.

Esse grupo estava com ele antes de o lavajatismo tornar-se aliado conjuntural do bolsonarismo. Não se importa com as rachadinhas dos salários de servidores públicos que atuam nos gabinetes da família – pelo contrário, acham justo, afinal os Bolsonaro trabalham tanto pelo país. E mais do que considerar que Fabrício Queiroz é um injustiçado, veem nele um instrumento nas mãos de Deus para ajudar Jair Messias em sua missão.

O bordão "rouba, mas faz", que coloca a honestidade abaixo de uma suposta competência na execução de uma agenda foi cunhada contra Ademar de Barros, duas vezes governador de São Paulo (1947-1951 e 1963-1966). Outros políticos foram alvo de acusações semelhantes por seus detratores ao longo do tempo, como o ex-governador Paulo Maluf, o ex-presidente Lula e o próprio Bolsonaro.

Já o "mente e não faz" é assumido pela própria torcida organizada do presidente, mostrando um pragmatismo que não se importará se, uma vez revelados os testes para Covid-19 de Bolsonaro, eles se mostrarem positivos – contrariando o que ele mesmo informou.

Para essa claque, o que importará não é que o presidente mentiu e foi vetor de uma pandemia que já matou mais de 4,5 mil brasileiros até agora. Mas que a saúde do presidente "com histórico de atleta" prova que o coronavírus é mesmo "histeria" por ter se manifestado apenas como uma "gripezinha" no "líder supremo".


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *