19/04/2024 - Edição 540

Viver Bem

Corrida de rua exige cuidados para iniciantes, alerta especialista

Publicado em 16/10/2014 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Na busca por hábitos mais saudáveis, a corrida de rua é uma prática que vem ganhando espaço nos últimos anos. E como fazer para se tornar um corredor? Basta calçar um tênis e sair correndo por aí? Não. Antes de pensar em fazer parte desses índices, é preciso tomar alguns cuidados. Procurar um cardiologista é imprescindível. Um professor de educação física também auxiliará para que a evolução seja mais rápida.

“O cardiologista fará um check-up completo da parte cardiorrespiratória liberando assim para futuras atividades físicas. Feito isso, preferencialmente, deve-se procurar um educador físico que irá pedir uma avaliação física e dará as primeiras orientações para iniciar na atividade”, explica o educador físico Eduardo Moreno.

De acordo com o professor, a avaliação física mostrará ao atleta e professor o atual nível de condicionamento físico e eventuais limitações do corredor. “Com isso, cabe ao professor elaborar todo o esquema de treinamento do atleta visando seu potencial e levando em conta suas deficiências. Além disso, com a composição corporal e os marcadores do condicionamento físico, é possível verificar as melhoras no desempenho do atleta com o passar do tempo”, diz.

Perigo

Começar a correr sem uma avaliação prévia pode ser extremamente perigoso. A corrida é uma atividade de alta intensidade e exige muito do sistema cardiorrespiratório, da musculatura e das articulações. “A prática desorientada poderá levar o praticante a muitos problemas que vão desde uma simples fadiga, passando por problemas musculares e de articulações, até a problemas mais graves como o over-training, desidratação profunda e paradas cardíacas”, observa.

O acompanhamento de um educador físico pode evitar futuros problemas ou patologias que a corrida mal orientada pode acarretar. “Além disso, otimiza o desempenho do atleta e alcançar os objetivos traçados de forma rápida e segura”, pontua.

Início

A planilha de treinos inicial dependerá de vários aspectos. “O professor irá avaliar a limitações ou patologias do atleta, nível de condicionamento físico, histórico esportivo (quais esportes e por quanto tempo o atleta pratica determinadas atividades) e por fim o objetivo da pessoa”, ressalta.

De acordo com Moreno, os primeiros treinos dependerão do nível de condicionamento e objetivo do corredor. “Geralmente, é elaborado um treino intervalado. Esta atividade consiste em alternar corridas leves com caminhadas rápidas. Por exemplo, o corredor fará um total de 30 minutos alternando entre 2 minutos de caminhada rápida com 2 minutos de corrida leve até completar o tempo total”, destaca.

Para ele, o ideal é o corredor ter uma tabela específica para ele, montada de acordo com seu condicionamento físico. “O educador acompanhará de perto o andamento das atividades solicitadas, podendo mudar ou adaptar as atividades se necessário. Com isso, a chance de sucesso será muito maior”, pontua.

Descanso também é treino

No mundo da corrida, é comum ouvir que a prática é viciante. Assim, muitos iniciantes passam a correr diariamente e deixam de descansar. “Correr realmente pode viciar, porém o descanso é essencial e deve fazer parte da vida de qualquer corredor. É nele que o organismo se regenera e se recupera do estresse causado pelos treinamentos e competições”, afirma.

Moreno destaca que no repouso há uma supercompensação do organismo, fazendo com que o atleta fique mais forte e resistente. “O descanso é essencial para a prevenção de lesões causadas pelo desgaste da atividade física. Pode-se dizer que tão fundamental quanto o treinamento é o descanso e ele está diretamente relacionado com a qualidade de vida, desempenho e sucesso do atleta.”

Equipamento

Roupas leves são fundamentais para uma boa corrida. E o tênis não pode ser esquecido. Uma boa escolha melhora o rendimento e previne as lesões. “O tênis ideal deve ser leve, macio e com um bom amortecimento. Hoje em dia, muitas lojas fazem um teste para identificar qual o padrão de pisada (supinada, neutra ou pronada) e já indicam o melhor tênis para a prática da corrida."


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *