25/04/2024 - Edição 540

Legislativo

Professor João Rocha faz balanço de ações dos vereadores em meio a pandemia

Publicado em 16/04/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Prof. João Rocha, fez um balanço das leis e medidas tomadas pela Casa de Leis para conter o avanço do coronavírus. Segundo o parlamentar, o objetivo é reduzir a velocidade de disseminação da pandemia, adotando medidas de combate ao vírus.

Para o presidente da Casa, "São ações sociais que transcendem a nossa função de legislar. Mas, neste momento, temos que priorizar o aspecto humano e também cumprirmos com nossa função social”. Desde o início da pandemia, a Câmara aprovou uma série de projetos relevantes que refletem diretamente na luta contra a Covid-19: o Plano de Cargos e Carreiras dos servidores da saúde e a criação do Fundo Municipal de Combate ao coronavírus são exemplos. Além disso, criou uma Comissão Especial em apoio ao Combate a doença. A Comissão é composta pelos vereadores Dr. Lívio (presidente), Delegado Wellington, Betinho, Pr. Jeremias Flores e Eduardo Romero. O colegiado foi composto por representantes da Comissão de Saúde, de Segurança Pública, Assistência Social e do Idoso, Cidadania e da Mesa Diretora. 

Ainda, a Câmara Municipal cedeu veículos, com motorista e combustível, para auxiliar a Secretaria Municipal de Saúde na campanha de vacinação contra gripe na casa de idosos acamados ou com graves dificuldades de locomoção. A Câmara de Vereadores segue dando suporte para a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) durante a campanha de vacinação contra a gripe. Veículos da Casa de Leis levam as vacinas até os pontos de vacinação, bem como até as casas de idosos acamados ou com dificuldades graves de locomoção.

Na ultima sessão realizada, foi aprovado o projeto de lei n. 9.734/20, que visa estimular a produção e uso de máscaras caseiras na Capital. O objetivo da proposta, elaborada pela vereadora Enfermeira Cida Amaral, é conter o avanço da pandemia do coronavírus em Campo Grande. O projeto prevê que a Prefeitura estimule, através dos órgãos competentes, a produção e o uso do material. Além disso, a produção de máscaras caseiras evita que a população utilize as cirúrgicas, voltadas para os profissionais da saúde que atuam no combate a doença.

“O momento é de seguir a orientação dos especialistas em saúde.  Temos que ter fé para que isso possa durar o menor tempo possível, apesar das projeções. O momento agora é de preservar vidas. Você não recupera uma vida. O resto, com união, nós poderemos recuperar. E vamos sair em pé, de cabeça erguida, e saber que esse sacrifício valeu a pena. Passamos por dificuldades, temos que abrir mão de algumas coisas, para ganhar lá na frente e preservar a vida daquele que está próximo”, finalizou o presidente. 

Ações

A primeira medida adotada pela Casa, foi o lançamento do site http://coronavirus.camara.ms.gov.br/, para levar aos cidadãos informações seguras e de utilidade pública sobre o Covid-19, o coronavírus. O objetivo é que a população possa encontrar facilmente os atos e normas publicados que se referem às medidas restritivas para conter a disseminação do vírus, acompanhar número de casos e demais ações promovidas pelo poder público para auxiliar os moradores neste enfrentamento.

Para evitar a disseminação dos casos de coronavírus, a Casa de Leis ainda adotou algumas medidas restritivas, mantendo apenas as sessões ordinárias, fechadas ao público. Elas, no entanto, continuam sendo transmitidas pelo Facebook da Casa de Leis (www.facebook.com/camaracgms).


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *