19/04/2024 - Edição 540

Cultura e Entretenimento

Escritor sul-mato-grossense lança livro para ouvir no Youtube

Publicado em 10/04/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Em tempos de isolamento social, recorrer a cópias digitais de livros é a forma mais rápida e segura de atualizar sua lista de leitura. Pensando em uma maneira mais rápida e democrática de atingir a um público maior, o autor Rodrigo Espírito Santo resolveu lançar sua mais recente obra de uma maneira diferente: no formato audiolivro, disponibilizado gratuitamente no canal do Youtube de sua editora. 

"Eu já tinha adaptado três livros meus para a linguagem de audiolivro. Mas este é o primeiro a ser publicado diretamente na plataforma de vídeos do Google", comenta o escritor. 

História, cultura e horror

O audiolivro em questão tem o título de “O Brasil Sombrio” e reúne contos e lendas de acontecimentos sobrenaturais legitimamente nacionais. Cada capítulo registra famosas assombrações locais, normalmente relacionadas a edifícios ou figuras históricas de cada região. "Utilizamos o fascínio do sobrenatural para contar um pouco da história e da cultura de cada estado brasileiro", conta Rodrigo. 

"A linguagem do audiolivro é muito propícia para este projeto de resgate cultural porque também faz uso do apelo da tradição oral, da contação de histórias. É mais uma camada de linguagem narrativa que oferecemos ao público", conta. 

Além do texto e da locução do próprio autor, o formato em vídeo possibilita a ilustração de determinadas passagens, o que auxilia a imersão na história. "Na verdade, o projeto foi concebido para que a pessoa possa ouvir enquanto relaxa, de olhos fechados, ou mesmo durante os afazeres domésticos. Mas, caso queira, o ouvinte pode acompanhar as fotos dos registros históricos sobre os locais abordados", explica o escritor. 

Ficção ou Documentário?

Rodrigo conta que muitos dos ouvintes questionam a veracidade das histórias contadas, mas esta não é a questão central do livro. "O que eu procuro fazer é costurar fatos reais com uma explicação sobrenatural. Por que um local com uma rica história costuma ser palco de relatos de assombrações? Meu trabalho de documentarista é colher essa história. Já como cronista, procuro costurar os acontecimentos inexplicáveis aos fatos documentais". 

Toda segunda-feira, um novo capítulo de O Brasil Sombrio estréia no canal da editora Toska Literatura, apropriadamente à meia-noite. Algumas histórias descrevem crimes chocantes, portanto não se trata de uma obra recomendada a menores de 16 anos. Mas, para os próximos projetos, Rodrigo promete variedade. "Depois do Brasil Sombrio, vamos variar gêneros e temas. Vai ter comédia, policial, romance… Teremos opções para todos que queiram experimentar essa mídia fascinante que é o audiolivro", conclui. 

Confira o primeiro episódio de O Brasil Sombrio no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Z7dab-inIKo

Conheça os outros livros da Toska Literatura: toskaliteratura.com.br


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *