Semana On

Sábado 15.ago.2020

Ano IX - Nº 406

Mato Grosso do Sul

MS implanta Sistema Drive-thru de testes de coronavírus, com agendamento a partir desta sexta-feira

Aproximadamente 1,4 mil pessoas utilizaram o Disque Dúvidas Coronavírus

Postado em 09 de Abril de 2020 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Inicia nesta sexta (10) o agendamento para o atendimento do Drive-Thru Coronavírus, serviço criado pelo Governo de MS, por meio da Secretaria de Estado de Saúde e do Corpo de Bombeiros, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde da Capital (Sesau), que visando agilidade no diagnóstico e segurança da população, realizará exames para o coronavírus sem sair do carro, ou do seu meio de locomoção.

O Drive-Thru Coronavírus funcionará da seguinte maneira: o cidadão entra em contato pelo Disk Covid (67 3311 6262), relata os sintomas à equipe de saúde que preenche um formulário interno; caso a pessoa apresente algum tipo de sintomas gripais, como febre, coriza, dor na garganta, entre outros, é agendada uma consulta no Batalhão Central do Corpo de Bombeiros, entre a rua 14 de julho com a 26 de março.

A consultada é agendada via telefone e confirmada por um SMS, mensagem por celular, com a data, o horário e o local. Ao chegar no dia do exame, após as confirmações dos dados, é realizada a coleta RT PCR, por biologia molecular, dentro do próprio automóvel, sem a presença de acompanhante (quando assim possível, desconsiderando os casos de crianças e idosos) e levando no máximo 20 minutos, ou seja, de forma rápida, organizada e segura.

O exame é encaminhado ao Laboratório da UFMS ou ao Laboratório Central, o resultado leva de 24h a 48h no máximo e é encaminhado, por SMS, ao paciente, que também é acionado pela equipe médica responsável do Disk Covid. O cidadão também poderá consultar o resultado do exame no site da Secretaria de Estado de Saúde – www.saude.ms.gov.br.

“Os agendamentos iniciam na sexta-feira e começaremos a coleta na segunda-feira. Primeiramente na Capital e depois vamos levar essa experiência no interior. Vamos realizar 100 testes por dia”, reforça o titular da SES, Geraldo Resende.

Resende também fala da aquisição desses testes que serão usados na iniciativa: “Fizemos a aquisição de 5 mil testes de biologia molecular e estamos aguardando a remessa de 3 mil testes encaminhado pelo Ministério da Saúde, que devem chegar nos próximos dias, ou seja, totalizam 8 mil testes RT PCR”.

 Apesar do nome, as pessoas com outros meios de locomoção ou até mesmo que forem à consulta a pé, serão atendidas pela equipe de forma segura e rápida.

Disque Dúvidas Coronavírus

Com apenas duas semanas de funcionamento, o serviço de Dique Dúvidas Coronavírus, do Corpo de Bombeiros de MS, já atendeu aproximadamente 1,4 mil pessoas. Na maior parte das chamadas telefônicas, os profissionais que compõe a equipe tiram dúvidas que vão de possíveis sintomas a questionamento sobre prevenção.

O número de atendimento é 67 3311 6262 e é realizado por uma equipe de 12 médicos que supervisionam 10 atendentes bombeiros capacitados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Até o momento 7 empenhos de viaturas foram realizados, o que significa que houve a necessidade de deslocamento de equipe até a residência em um caso mais extremo.

Para o secretário de Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, a ferramenta é importante diante do atual cenário de pandemia onde a informação clara, precisa e rápida pode ajudar a salvar vidas. “Criamos o serviço que é uma linha específica de teleatendimento, supervisionada por uma equipe médica, para esclarecer dúvidas da população a respeito do novo coronavírus. É uma medida do Governo de Mato Grosso do Sul, da SES e do Corpo de Bombeiros que visa evitar que pessoas com sintomas da nova doença procurem unidades de saúde e possam transmiti-las a outras pessoas”.


Voltar


Comente sobre essa publicação...