19/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Prefeitura e FAC lançam campanha ‘Eu Ajudo’ para atender famílias carentes

Publicado em 03/04/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Com a pandemia instalada, quem sofre mais são as famílias de baixa renda e as pessoas em vulnerabilidade social. Pensando nesta parcela da população, a Prefeitura Municipal de Campo Grande lança o canal “Eu Ajudo”!

Baseado no Decreto n. 14.189, de 15 de março de 2020, a central de doações, é o resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Assistência Social e o FAC – Fundo de Apoio a Comunidade, a fim de integrar quem quer fazer uma doação e quem precisa ser atendido emergencialmente.

A Campanha “Eu Ajudo” além dos três locais de coleta, também terá um canal de atendimento via e-mail, onde o cidadão que deseja doar possa ajudar quem precisa.

Para a gestora do FAC e primeira-dama de Campo Grande, Tatiana Trad, toda e qualquer doação é recebida.  “Um quilo ou uma tonelada tem a mesma importância para nós, pois temos visto a intenção de ajudar em cada um. O FAC tem atendido corações generosos, nos ajudando dia após dia, com doações. Nossa equipe separa, higieniza e embala rapidamente todos os alimentos perecíveis, e já encaminhamos para a entrega”, explica Tatiana.

“Criamos esse canal de comunicação e organizamos os pontos de arrecadação para melhorarmos todo processo de logística e atendimento. A prefeitura tem atendido em diferentes frentes, as pessoas que se encontram em vulnerabilidade social e econômica, seja acolhendo diretamente e proporcionando um lar, ou entregando alimentos.  Se todos fizermos uma pequena parte, alcançaremos o máximo de pessoas”, explica a Vice-Prefeita Adriane Lopes

Os itens mais necessário são alimentos não perecíveis; alimentos perecíveis (combinando previamente com a nossa equipe); luvas descartáveis, álcool 70% e máscaras.

De acordo com o secretário da Assistência Social José Mário Antunes, o ato de doação por parte da comunidade é muito importante para que, em momentos como este, se possa beneficiar o maior número de pessoas. “Além dos itens mais importantes, também são aceitos roupas e calçados, roupas de cama, banho, cobertores e demais itens que venham amenizar o sofrimento daqueles que necessitam em uma época como esta”.

Para doações, a população pode entrar  em contato por meio do  e-mail: [email protected] ou entregar os itens nos seguintes lugares:

Secretaria de Assistência Social – SAS

Rua Orfeu Baís, 88 – Amambaí.

De segunda à sexta, das 07h às 13h

FAC (Fundo de Apoio à Comunidade)

Avenida Fábio Zahran, 6000
De segunda a sexta
Das 7h às 13h

Caixa do Bem – Prefeitura Municipal de Campo Grande

(volumes menores)

Av. Afonso Pena, 3297 – Centro  – entrada principal em frente a agencia bancária.

Caixa do Bem – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECTUR

(volumes menores)

Usi Tomi, 567 – Carandá Bosque

De segunda à sexta, das 07h às 13h

UEMS promove campanha

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) irá promover em suas 15 unidades universitárias uma campanha institucional com foco na arrecadação de donativos e de recrutamento de voluntários para auxiliar a população mais vulnerável no Estado, na vigência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Trata-se de uma ação conjunta entre a reitoria e as gerências das 15 Unidades Universitárias.

Entre os itens a serem arrecadados, estão listados: alimentos não perecíveis; itens de higiene pessoal; materiais para fabricação e envazamento de álcool em gel; e materiais para produção de máscaras artesanais. A critério dos gerentes de Unidade, outras formas de colaboração serão permitidas.

Para o recrutamento de voluntários para a Campanha que atuarão no trabalho logístico, o processo irá considerar critérios sanitários estabalecidos pelo Comitê de Urgências e Emergências em Saúde (CAUES), que é integrado por docentes dos cursos de Medicina e Enfermagem da UEMS. Todos os selecionados terão garantidos os usos de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

Para se voluntariar, os candidatos deverão preencher Ficha de Cadastro a ser disponibilizada posteriormente. Um dos principais critérios durante a seleção é que os interessados não integrem os Grupos de Risco para o novo coronavírus.

A dinâmica das ações, logística e recrutamento de pessoal ficará sob responsabilidade de cada gerência de Unidade Universitária da UEMS. Os cronogramas envolvendo estas ações, dentro da campanha institucional, se encontram em fase de finalização e serão compartilhados publicamente, tão logo sejam concluídos, no site e nas redes oficiais da Universidade.

“Neste momento de crise mundial de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a UEMS demonstra, novamente, o seu protagonismo digno de uma Universidade do tamanho do nosso Estado. Esta é uma ação conjunta que visa auxiliar as famílias que se encontram em situação mais vulnerável no Estado”, enfatiza Laércio de Carvalho, reitor da UEMS.

Alguns gerentes, dentre os quais os responsáveis pelas Unidades de Mundo Novo e Naviraí, também explicam um pouco das ações desenvolvidas em suas respectivas Unidades Universitárias.

O gerente da Unidade de Mundo Novo, Leandro Marra, ressalta que “a Universidade precisa atuar de forma participativa, cooperativa e integrada com a sociedade, sendo o ser humano o objetivo inicial e final do nosso trabalho”. A Unidade fechou parceria com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município, entidade que receberá a doação de 15 cestas básicas. “Posteriormente, mais famílias serão contempladas, sempre considerando a vulnerabilidade social destas pessoas”, enfatiza Leandro.

“Esse movimento se faz necessário para atender a comunidade acadêmica e externa onde as Unidades estão inseridas”, reconhece a gerente da Unidade de Naviraí, Élida Galvão. Para ela, nesse momento de pandemia, é imprescindível que a UEMS e suas unidades universitárias colaborem com seus municípios, “atuando com ações que deem suporte para a comunidade carente. Estaremos arrecadando alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e higiene pessoal, em parceria com o grupo cursilho da igreja católica”, informa a gerente.

Além das Gerências, a UEMS conta com a parceria das entidades de classe da instituição, o Diretório Central dos Estudante (DCE), a Associação dos Docentes (ADUEMS) e o Sindicato dos Técnicos (SINTAUEMS) que estão fornecendo amplo apoio conjunto a esta Campanha. Reforçamos que as artes específicas utilizando as logos de todas as entidades parceiras serão veiculada nos cartazes de divulgação das ações que integram essa iniciativa.

Mais informações sobre como participar desta ação institucional promovida pela UEMS nas Unidades Universitárias serão comunicadas posteriormente. A Universidade reforça, com essa iniciativa, sua função de ser agente transformadora nos municípios em que está presente.

Acesse os perfis oficiais da UEMS nas redes sociais:

Página no Facebook 

Instagram da UEMS


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *