28/03/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Exército doa fuzis e viatura para forças de segurança de MS

Publicado em 02/04/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) recebeu do Comando Militar do Oeste (CMO), por intermédio do 9º Grupamento Logístico (9º Gpt Log), a doação de 10 Fuzis Automáticos Leves (FAL), calibre 7,62 mm e de uma viatura semirreboque que deverão auxiliar a Polícia Militar (PMMS) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS) do Estado. A cerimônia de entrega aconteceu No último dia 31, em Campo Grande.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, a parceria com o Exército Brasileiro é considerada estratégica e de fundamental importância. “Além de doar equipamentos, armas e veículos, o Exército vem nos ajudando na manutenção não só de armamentos, mas também de viaturas e em casos emergenciais. É uma parceria que tem facilitado muito o cumprimento das missões, das instituições que integram a Sejusp”.

O auxílio do Exército Brasileiro tem colaborado, inclusive, com ações e operações promovidas pela Sejusp nas regiões de fronteira de Mato Grosso do Sul. “O Exército tem sido um grande parceiro na área de logística, no transporte de tropas quando necessário e no fornecimento de suprimentos. Tem sido ainda um grande facilitador para todas as operações realizadas, principalmente na região de fronteira”, explica Videira.

Segundo o Exército, as doações foram autorizadas pelo Comando Logístico do Exército Brasileiro e visam colaborar com o importante trabalho que as Instituições Militares Estaduais realizam em prol da sociedade sul-mato-grossense.

Polícia Militar

A Polícia Militar foi contemplada com a doação de dez Fuzis Automáticos Leves (FAL), calibre 7,62 mm. Cada um pesa cerca de 4,5 Kg e o seu carregador tem capacidade para 20 munições. A coronha rebatível facilita o transporte em viaturas e o manuseio em espaços confinados, reduzindo o risco de disparos acidentais.

Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Waldir Ribeiro Acosta, informou que o armamento será utilizado por tropas de elite de Mato Grosso do Sul. “Será utilizado pela Batalhão de Choque da Polícia Militar para o enfrentamento do crime organizado e na região da fronteira onde a corporação faz o trabalho ostensivo e a preservação da ordem pública”.

Corpo de Bombeiros Militar

Quanto a viatura semirreboque tipo “prancha”, de 25 toneladas, foi doada ao Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul. Para o Comandante-Geral do CBMMS, coronel Joilson Amaral, a doação da viatura representa economia e otimiza as ações administrativas da corporação.

“Essa viatura vai nos dar apoio na movimentação de viaturas que estão baixadas e precisam vir do interior para a Capital. O Corpo de Bombeiros Militar não tinha uma prancha deste tamanho, que possibilitasse fazer o transportar caminhões de incêndio. A partir de agora, isso evita que a gente tenha que contratar um guincho ou uma prancha para fazer esse tipo de transporte. Com essa doação do Exército, vamos poder fazer esse remanejamento das viaturas com mais facilidade”.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *