16/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Com população em quarentena, Prefeitura cria programa esportivo para fazer em casa

Publicado em 24/03/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Com a suspensão das atividades e eventos de esporte, lazer e recreação realizados nos diversos equipamentos esportivos sob a gestão da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), a Prefeitura de Campo Grande implantou o “Programa Movimenta CG em Casa”.

O projeto é uma adaptação do programa já existente, realizado em 70 locais, e que com os fechamentos dos parques, por conta do coronavírus, poderão ser realizadas em qualquer ambiente. Os vídeos serão postados todas as segunda, quartas e sextas-feiras, às 8 horas.

A proposta é gravar vídeos com os agentes sociais de esporte e lazer, e divulgar no site da Prefeitura, em parceria com a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), redes sociais, nos grupos de whatsapp dos usuários e manter a população em movimento, conforme destacou o diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra.

“Estamos em um momento de pensar no outro e essa é a grande lição dessa doença. Com isso, estamos buscando alternativas e vamos inserir a tecnologia no programa Movimenta CG, já existente, e implantar vídeos onde as pessoas possam fazer em casa; lives que os agentes estão fazendo no mesmo horário das oficinas no instagram e facebook. E para quem não tem acesso aos vídeos, estamos montando uma cartilha com exercícios que será disponibilizado no site da Prefeitura, com auxilio da Agetec. Assim, esperamos que além de manter o atendimento aos cerca de 20 mil inscritos, que novas pessoas possam se movimentar”, comentou Terra.

O diretor da Agetec, Paulo Fernando Cardoso, destaca a capacidade de aliar a tecnologia ao lazer, preservando a saúde das pessoas.

“A tecnologia proporciona que a Prefeitura de Campo Grande, através dos seus professores e profissionais do esporte e lazer, levem até a casa do cidadão as orientações, aulas e eventos de esporte e lazer. Isso mostra que a Funesp age com responsabilidade sem deixar de estimular a atividade física”, ressaltou Paulo Fernando Cardoso, diretor-presidente da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação)

Pelo Decreto 14.189, de 15 de março de 2020, as atividades ficam suspensas durante pelo menos 20 dias e a administração municipal avaliará o estágio de disseminação da doença no território municipal, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde e das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, deliberando pela prorrogação da suspensão por igual período ou pelo retorno das atividades normais.

Em função da nova rotina, jornais da Europa já têm noticiado problemas causados pelo isolamento social, já que crianças, adultos e idoso estão dentro de casa. “Em Campo Grande estamos sugerindo ações que as pessoas possam se movimentar na sala, varanda, quarto, entre outros cômodos, com um programa de incentivo a atividade física, a recreação e ao lazer e de combate à ansiedade e a depressão.”, finalizou Rodrigo.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *