19/04/2024 - Edição 540

Poder

Após 22 de comitiva com coronavírus, Bolsonaro precisa mostrar seus exames

Publicado em 20/03/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Desde que voltou dos Estados Unidos carregando um novo membro – o coronavírus – em sua comitiva, o presidente Jair Bolsonaro fez dois testes que teriam dado negativo. Nunca mostrou, contudo, o resultado, como era de se esperar de um chefe de Estado em uma democracia. Agora, chegam a 22 os brasileiros que estavam com ele na viagem que estão com Covid-19.

É uma questão, portanto, de confiar nas palavras de um mandatário que chama o coronavírus de "fantasia". O mesmo que afirma que o ator Leonardo DiCaprio financia incêndios na Amazônia.

A infecção chegaria aqui de uma forma ou de outra – inclusive, essa é a crítica que tem sido feita à área econômica do governo, que demorou para soltar um plano de contingência mesmo sabendo que viria a nossa vez. Mas pelo número de infectados nessa viagem do presidente, involuntariamente, ela foi vetor de distribuição do vírus no Brasil.

Por enquanto, são 22 os membros dessa comitiva que foram infectados com o coronavírus:

– Fabio Wajngarten, secretário de Comunicação Social
– Nelsinho Trad, senador pelo PSD-MS
– Karina Kufa, advogada do presidente
– Nestor Forster, encarregado de negócios da embaixada em Washington DC
– Sérgio Lima, publicitáro
– Samy Liberman, secretarário-adjunto da Secom
– Alan Coelho de Séllos, chefe do cerimonial do Itamaraty
– Marcos Troyjo, secretário de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais
– Robson Andrade, presidente da CNI
– Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais
– Daniel Freitas, deputado federal pelo PSL-SC
– Augusto Heleno, general e ministro do Gabinete de Segurança Institucional
– Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia
– Sergio Segovia, presidente da Apex
– Filipe Martins, assessor-chefe adjunto da Presidência
– Major Cid, ajudante de ordens
– Carlos França, chefe do cerimonial da Presidência
– Coronel Gustavo Suarez, diretor-adjunto do Departamento de Segurança
– Quatro integrantes do GSI que não tiveram nomes listados

Deseja-se pronta recuperação a todos, mas também que o presidente seja transparente.

Transparência não é concessão que governantes fazem a cidadãos, mas uma obrigação. A condição de saúde de um presidente da República não é uma questão de foro íntimo, mas de interesse público, pois situações que os incapacitam permanentemente ou momentaneamente causam impactos na vida das pessoas.

Espera-se que ele garanta que os médicos que o atendem falem com a imprensa, como é o comportamento republicano de praxe. Isso aconteceu com seus antecessores e ocorre com políticos, como o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, que está em tratamento contra câncer. Infelizmente, Bolsonaro tem o hábito de ir a hospitais sem colocar na agenda e sem explica direito o que foi fazer lá depois, como aconteceu em 30 de janeiro.

No último dia 15, ignorando as recomendações médicas para se manter em isolamento de sete dias por ter feito uma viagem internacional e de evitar aglomerações, Jair Bolsonaro foi confraternizar com uma multidão de fãs em frente ao Palácio do Planalto.

A simbologia era forte: o presidente da República, rasgando as regras estabelecidas por seu próprio ministro da Saúde, em frente à sede do governo brasileiro, para apertar as mãos de pessoas que pediam o fechamento do Congresso e um novo AI-5 (ato que possibilitou baixar censura e cassar liberdades) e, depois, questionado por isso, disse que o problema era só dele e que ninguém tinha nada a ver com isso.

Tinha sim, ele podia ser vetor de transmissão. Afirmou que não havia problema, porque se sentia bem, reforçando o mau exemplo: mesmo sem sintomas, as pessoas transmitem o vírus. Um contaminado, dessa forma, pode colocar a vida das pessoas em risco.

Sob panelaços por conta de seu comportamento egoísta durante a crise, Bolsonaro tentou armar um show, colocando um grupo de ministros para mostrar que seu governo está fazendo algo na quarta. Parte dos seus auxiliares sim, está. Mas ele, não. Chegou a ser patética a tentativa coletiva de mostrar que Bolsonaro é o grande "timoneiro" desse processo, quando eles mesmos sabem que tem sido apenas o entrave.

A falta de transparência de Bolsonaro acaba dando margem a múltiplas especulações.

Ele pode ser alguém bem sortudo, o que considerando sua trajetória não seria a primeira vez. Mas é pitoresco que profissionais do convívio próximo do presidente, como um ajudante de ordens e o chefe do cerimonial, tenham pego.

Uma hipótese é que, a despeito do comportamento e risco e do ambiente contaminado, Jair seja imune.

Nesse caso, valeria a pena cientistas coletarem amostras do presidente. Pois, em suas veias, pode correr o segredo da cura.

22 motivos

O governo decidiu vetar a entrada de estrangeiros que chegam ao Brasil de avião procedentes de países da Europa e da Ásia. Numa conjuntura acossada por uma pandemia de proporções surpreendentes e de consequências ainda insondáveis, o veto é uma providência tão desagradável quanto inevitável.

Entretanto, sempre que medidas drásticas têm que ser adotadas, não basta dizer coisas definitivas. É preciso definir muito bem as coisas. Por que o governo excluiu os Estados Unidos da lista?, eis a dúvida que precisa ser esclarecida.

Há duas semanas, o Planalto usou o coronavírus como pretexto para cancelar um par de viagens de Jair Bolsonaro a países da Europa. Manteve, porém, uma viagem aos Estados Unidos. Na volta, o avião presidencial trouxe junto o coronavírus.

Por enquanto, os contaminados da comitiva presidencial somam 22 passageiros. Portanto, o governo teria pelo menos 22 razões para brecar o ingresso de estrangeiros procedentes da nação presidida por Donald Trump.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *