19/04/2024 - Edição 540

Legislativo

Usuários do transporte coletivo apelam por reforma dos terminais

Publicado em 09/10/2014 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Campo Grande possui oito terminais de transbordo (General Osório, Bandeirantes, Morenão, Nova Bahia, Guaicurus, Moreninhas, Julio de Castilhos e Aero Rancho) e um ponto de integração (Hercules Maymone). Todos eles estão precisando de reformas para oferecer mais segurança e conforto aos usuários.

O vereador Eduardo Romero (PT do B) lançou a campanha ‘Pela Reforma dos Terminais’, que faz parte do movimento Mobilidade Urbana Faz Diferença – #VamosJuntosCG, que teve inicio em 2013. Colaboradores estão percorrendo a cidade com um abaixo assinado coletando assinaturas para que a reforma seja iniciada pelo Poder Público Municipal. Voluntários podem entrar em contato pelo telefone 3316-1534 e solicitar folhas do abaixo assinado para coleta de assinaturas.

Romero destaca que os problemas são os mesmos em todos os terminais: bebedouros que não funcionam, banheiros quebrados e pichados, faltam brigadistas para atuar em casos de emergências, não há extintores, falta de sinalizações adequadas e manutenção na rede elétrica, entre outros. “Como usuário do transporte coletivo, presencio esses e outros problemas. Ouvimos a população, que pede nossa intervenção junto aos órgãos competentes, solicitando urgentemente a reforma dos terminais”, explica o parlamentar.

Levantamento

O Levantamento do Sistema Municipal de Transporte Coletivo de Campo Grande foi apresentado por Romero em fevereiro. O documento elencou indícios de irregularidades, embasadas no contrato de concessão, que estabelece responsabilidades compartilhadas no cuidado com os terminais, conforme pactuado na cláusula 12 do contrato 082/2012 (Contrato de Concessão).

Uma vez por semana, o vereador, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente,  utiliza o transporte coletivo como meio de transporte, alternando com a bicicleta, o carro e carona amiga. O objetivo é incentivar práticas sustentáveis e sentir de perto a realidade dos sistemas de transporte em Campo Grande.

“Sabemos que a Prefeitura está planejando a construção de mais quatro terminais. Estamos no momento de identificar as fragilidades para que os projetos arquitetônicos beneficiem o conforto e acessibilidade dos passageiros. Nossa campanha visa sugerir melhorias e aprimorar os terminais, uma vez que acreditamos que isso aumenta o conforto dos usuários, incentivando a população a utilizar o transporte público”, destaca o vereador.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *