19/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Com dois portos operando, Porto Murtinho inicia exportação de soja da safra 2019/2020

Publicado em 19/03/2020 12:00 -

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Os portos de Porto Murtinho fizeram nesta semana o primeiro grande embarque de soja colhidos na safra 2019/2020. Foram 26 mil toneladas embarcados no Terminal da APPM (Agência Portuária de Porto Murtinho) e 30 mil toneladas do Terminal do Grupo FV Cereais. O volume embarcado só nessa semana representa 15% de toda soja transportada pela Hidrovia Paraguai-Paraná via Porto Murtinho na safra passada.

O início das operações do Terminal Portuário da FV Cereais – e o incremento das atividades no Terminal da APPM, consolida a estratégia de potencialização da logística do Estado em relação ao transporte hidroviário, aponta o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck.

“Esse foi o posicionamento que tomamos desde o início do governo Reinaldo (Azambuja). Em função de nossa ação e do PROEXP (Programa de Estímulo à Exportação ou à Importação pelos Portos do Rio Paraguai), os resultados vêm sendo colhidos ao longo desses anos e agora, com a entrada em operação do novo porto de Murtinho, intensificam-se os embarques. Cabe ressaltar o trabalho conjunto e coordenado das equipes da Receita Federal de Ponta Porã e do Ministério da Agricultura para dar agilidade no desembaraço alfandegário e fitossanitário”, destacou o secretário.

Ainda nessa semana chegam mais barcaças para proceder a novos embarques nos dois terminais. A movimentação na cidade é intensa; mais de 120 pessoas trabalham nos dois terminais, além de motoristas e outros prestadores de serviços, o que representa importante incremento na economia de Porto Murtinho. Mato Grosso do Sul terá nova safra recorde de soja nesse ano, previsto superar 10 milhões de toneladas. Boa parte dessa produção seguirá por transporte hidroviário via Porto Murtinho.

Infraestrutura

O governo do Estado reconhece a importância do complexo portuário de Porto Murtinho dentro da estratégia de logística e faz investimentos decisivos nesse sentido. Já foi licitada a pavimentação do novo acesso com 7,19 quilômetros, ligando o entroncamento da BR-267 ao Rio Paraguai. As faixas de rolamento terão 3,5 metros de largura e os acostamentos de 2,5 metros. A empresa responsável pela obra é a Engenharia e Comércio Bandeirantes Ltda e o valor do investimento é de R$ 25,2 milhões.

Também já foi construído um estacionamento para caminhões e carretas da distribuidora Mecari, investimentos de R$ 16 milhões, numa área de 35 hectares com a capacidade inicial para 400 rodotrens, que deve entrar em operação na primeira semana de abril.

Centro de Triagem

Mais um grande empreendimento começou a operar no município de Porto Murtinho. Na quarta-feira (18) entrou em funcionamento o Centro de Triagem Mecari, um pátio com capacidade para receber até 400 caminhões que trazem cargas para embarcar nos terminais portuários já em atividade na cidade.

O início das operações do Centro de Triagem, logo na sequência do embarque inaugural do terminal portuário da FV Cereais é a demonstração do resultado da política de desenvolvimento implantada pelo Governo do Estado por meio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), fomentando a criação de um hub logístico em Porto Murtinho com o fortalecimento dos transportes rodoviário e hidroviário.

“A abertura do pátio do Centro de Triagem dependia do Dnit. Ontem (quarta-feira) foi dada a autorização e liberado o acesso provisório ao local. O empreendimento é fundamental para o fluxo de cargas que se estima para os novos portos e conta com capacidade de receber mais de 400 caminhões em seu pátio, com toda a estrutura e condições sanitárias. Agora, com dois portos funcionando, vamos trabalhar na construção do acesso definitivo, com recursos do Fadefe”, informou o secretário Jaime Verruck.

O titular da Semagro lembra que o funcionamento do Centro de Triagem de caminhões vai ajudar a reduzir e a controlar o fluxo de veículos pesados pela área urbana de Porto Murtinho. “Nós sabíamos que, com o aumento na atividade portuária, teríamos uma situação problemática, mas esse empreendimento também foi inserido no contexto para auxiliar. Além disso, o Governo do Estado já contratou a obra do anel viário, orçada em R$ 28 milhões, para que no próximo ano não tenhamos mais o problema de trânsito de caminhões na parte interna de Porto Murtinho”, afirmou.

De acordo com informações da Mecari, os portos da FV Cereais e da APPM já estão usando o serviço do estacionamento. Só pode ingressar no pátio desses locais os caminhões que passarem pelo estacionamento, para evitar filas e agilizar a descarga. “Agora é compulsório, o pátio de triagem da Mecari abriu seu estacionamento para auxiliar a retirada das carretas das ruas de Murtinho, sem pagamento de estadia”, informou a empresa.

Já contratada pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), a obra de implantação de um novo acesso ao distrito portuário de Porto Murtinho para desviar os caminhões da área urbana ficará pronta em 2020. O empreendimento foi o principal pedido feito pelo prefeito do município, Derlei Delevatti, ao governador Reinaldo Azambuja e integra o conjunto de ações da Semagro no âmbito do Governo Presente.


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