20/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Prefeitura cria Centro de Operações de Emergências para Covid-19

Publicado em 18/03/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Foi criado no último dia 16 um Centro de Operações de Emergências (COE) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) para estabelecer ações de combate e controle à Covid-19, doença provocada pela mutação do corona vírus descoberta em dezembro do ano passado. Campo Grande possui dois casos confirmados da doença. 

A criação do COE foi baseada na necessidade de se estabelecer um plano de resposta e uma estratégia de acompanhamento e suporte aos casos confirmados e suspeitos. O centro irá utilizar-se do emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública. 

O COE atuará de forma conjunta com outros órgãos e setores internos e externos à Sesau e terá vigência de seis meses, podendo ser prorrogado por períodos consecutivos, caso haja a necessidade, baseado nos indicadores epidemiológicos. 

Dentre as atribuições do COE-Covid-19 estará a análise de padrões de ocorrências, a distribuição e a confirmação de casos positivos para a doença. O centro também irá elaborar fluxos e protocolos, assistência e laboratório para enfrentamento do vírus na rede pública. 

O COE também deverá capacitar os servidores municipais e de entidades privadas, sendo elas conveniadas ou não ao Sistema Único de Saúde (SUS), para que haja um padrão nas medidas tomadas para um aumento nas respostas para a Emergência de Saúde Pública. 

Servidores de todos os setores da Sesau participarão do centro, sendo um representante do gabinete, um de cada uma das superintendências, além da coordenadoria-geral de planejamento e gestão participativa, de vigilância epidemiológica, da rede de Urgências e da unidade de resposta rápida (URR). Participará também a assessoria de imprensa da secretaria e demais áreas, conforme a necessidade. 

Médicos

A Prefeitura está convocando 57 novos médicos inscritos no Cadastro Temporário para compor o quadro de servidores e reforçar o atendimento na Rede Municipal de Saúde.  O edital de convocação nº06/2020 foi publicado na edição do último dia 19 do Diário Oficial do Município (Diogrande). A relação dos convocados pode ser conferida a partir da página 6.

Conforme a publicação, foram convocados: 20 médicos para atendimento ambulatorial para 40 h, 12 médicos para atendimento ambulatorial 24 h e 25 médicos plantonistas  com carga horária de 24h.

O candidato convocado tem prazo de três dias úteis, a contar da data da convocação, para se apresentar na Superintendência de Gestão do Trabalho e Educação, desta Secretaria Municipal de Saúde, com toda a documentação. O local de apresentação é na Rua Bahia, n. 280 – Centro, para providências relativas ao início das atividades laborais.

O não comparecimento no prazo estabelecido implicará em desistência da convocação, devendo o candidato realizar nova inscrição no Cadastro de Médicos Temporários, caso tenha interesse em ser convocado novamente.

 


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *