Semana On

Domingo 05.abr.2020

Ano VIII - Nº 387

Comportamento

As pessoas ficam mais bonitas quando estamos bêbados? Estudo diz que sim

Pesquisa comprovou teoria do ‘óculos de cerveja’: depois de ingerirmos álcool, os outros realmente se tornam mais atraentes. Entenda como isso influencia seu flerte

Postado em 17 de Março de 2020 - Galileu

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Imagine a cena: você e seus amigos chegam no bar, mas não se sentem atraídos fisicamente por ninguém ali. O tempo passa e a conta vai aumentando com os copos e garrafas de cerveja consumidos. De repente, como em um passo de mágica, as pessoas que estão por ali ficam muito mais bonitas.

Se isso já aconteceu com você ou com alguém conhecido, não se envergonhe: esse efeito, conhecido como "óculos de cerveja", é comum. E foi justamente esse fenômeno que uma equipe da Edge Hill University, na Inglaterra, resolveu investigar.

Os pesquisadores pediram para que os clientes de um bar perto da universidade avaliassem fotos de diferentes pessoas consideradas atraentes ou não. Segundo o estudo, publicado no Psychology of Addictive Behaviors, os participantes sóbrios se atentavam mais às fotos de pessoas bonitas, enquanto quem estava mais bêbado mostrava ter o mesmo interesse por pessoas mais e menos atraentes.

"Pesquisas anteriores sobre o fenômeno dos 'óculos de cerveja' produziram resultados inconsistentes e se limitaram a perguntar diretamente às pessoas o quão atrativo elas consideravam os outros", disse Rebecca Monk, principal autora do estudo, em comunicado. "Usando uma medida indireta de atenção, nossa pesquisa conseguiu superar algumas dessas limitações."

Outros estudos já provaram que quando bebemos álcool nossa inibição diminui, o que nos ajudar a relaxar e flertar com outras pessoas. Além disso, pesquisas anteriores sugerem que o álcool reduz nossa capacidade de detectar assimetria nos rostos dos outros, nos tornando menos exigentes nesse aspecto — considerado importante no quesito beleza.

"A maioria das pessoas já ouviu falar do efeito 'óculos de cerveja', e nossa pesquisa se soma ao conjunto de evidências que mostram que existe alguma verdade nessa sabedoria anedótica", explicou Derek Heim, que também participou da pesquisa. "É notável que, em nosso estudo, os participantes estavam apenas levemente intoxicados, o que sugere que um baixo nível de álcool é o suficiente para que as pessoas coloquem seus 'óculos de cerveja'."


Voltar


Comente sobre essa publicação...