Semana On

Sexta-Feira 10.jul.2020

Ano VIII - Nº 401

Legislativo

Integrantes do Parlamento Jovem participam de sessão da Câmara

Eduardo Romero, um dos autores da lei que instituiu o Parlamento Jovem na capital, destaca que também iniciou seu engajamento em movimento estudantil

Postado em 11 de Março de 2020 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

No último dia 10, os alunos de escolas públicas municipais selecionados para o projeto Parlamento Jovem, da Câmara Municipal de Campo Grande, acompanharam a sessão ordinária da Casa de Leis. Para todos foi o primeiro contato presencial com o rito de uma sessão. A posse dos membros ocorreu na manhã desta sexta-feira (13).

Um dos alunos selecionados para compor o Parlamento Jovem da Câmara da Capital é Gabriel Ramos. Ele tem 13 anos, estuda na Escola Municipal Professor Múcio Teixeira Junior e disse que decidiu participar da seleção como forma de aprimorar sua redação. Ele revela que foi uma surpresa sua seleção, mas que viu oportunidade de conhecer mais sobre os poderes, principalmente o Legislativo.

Gabriel foi apadrinhado pelo gabinete do vereador Eduardo Romero (Rede). Antes da sessão de terça-feira, 10, acompanhou alguns atendimentos junto com o vereador e o chefe de gabinete, entre eles um grupo de artesãos. Durante a sessão recebeu orientações do parlamentar padrinho sobre cada momento da sessão e sobre projetos que estavam em votação.

Antes de acompanhar a sessão desta terça, os alunos estiveram na Câmara na segunda-feira, 9, para uma visita monitorada. Eles conheceram todos os setores como plenários, setor administrativo, sala da presidência, escola do Legislativo e também o gabinete de cada vereador que apadrinhou um dos jovens. No período da tarde tiveram curso sobre como é o funcionamento da Câmara bem como funciona uma sessão como, por exemplo, o que é uma moção, indicação, pequeno expediente, grande expediente, ordem do dia.

Eduardo Romero, que é um dos autores da lei que instituiu o Parlamento Jovem no âmbito da Câmara de Campo Grande, destaca que também iniciou seu engajamento em movimento estudantil e seu trabalho de jovem mediador dos problemas do bairro que mora entre 12 e 13 anos, no Clube de Ciência da Associação Bálsamo, além de campanhas de doação de sangue e para arrecadar alimentos para famílias carentes.


Voltar


Comente sobre essa publicação...