20/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Prefeitura inicia reparos em estrutura antiga nas margens do Rio Anhandui

Publicado em 11/03/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos inicia na quarta-feira (11) os reparos emergenciais no trecho de aproximadamente 40 metros do Rio Anhandui (sentido bairro centro). Enquanto trabalhavam na recuperação da outra margem do canal, que caiu no último dia 23, após temporal, engenheiros da Sisep perceberam sinais de fissura na estrutura construída há 40 anos e que nunca passou por manutenção.

O trabalho inicial, segundo o secretário Rudi Fiorese, será a limpeza do canal e avaliação das condições da placa de concreto, se poderão ser reaproveitadas. Em principio, deve ser adotada a mesma solução empregada na margem direita do canal, onde desde a semana passada equipes da Secretaria trabalham para refazer os 26 metros de canal,  reerguendo as placas, apoiadas em vigas de ferro e concreto armado. Em seguida, se faz a estabilização do barranco com pedra, concreto e recomposição do aterro no espaço reservado à calçada.

A solução definitiva, segundo o secretário, está prevista no projeto elaborado pelo projetista que prevê a “ancoragem” de 70 metros do canal nas duas margens, abrangendo exatamente o trecho da estrutura. A técnica consiste na abertura de uma perfuração de 11 metros no subsolo,   onde se coloca  um cabo de aço e nele se injeta concreto armado, fazendo o grampeamento da estrutura.

Estrutura antiga   

O Anhandui, assim como o Córrego Segredo, foi canalizado há mais de 40 anos. Segundo engenheiros da Sisep, as ferragens de sustentação das paredes sofrem os efeitos da ação do tempo, como a corrosão decorrente do contato com a correnteza, que recebe  água servida, contaminada por produtos químicos.

Como a queda de placas tem sido recorrente após chuvas intensas, a Prefeitura vai contratar um projeto de revitalização para reforço de toda a estrutura do canal. De forma emergencial, a estrutura tem sido reforçada com trilhos e  estabilizada  a contenção do barranco, com pedras e concreto.

Revitalização

O andamento das obras de revitalização do  Rio Anhandui, entre as ruas Santa Adélia e do Aquário, iniciadas em 2017, tem sido prejudicado pelo atraso na liberação dos recursos federais. Ainda neste mês, a Águas Guariroba vai iniciar a transposição de 1.300 metros do interceptor de esgoto que fica na margem esquerda. Feita a mudança, será retomada a construção do canal em gabião entre as ruas da Abolição e do Aquário.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *