Semana On

Quinta-Feira 09.abr.2020

Ano VIII - Nº 387

Campo Grande

Conjunto de 15 semáforos colocarão fim ao congestionamento da rotatória da Ceará com a Zahran

O canteiro central avançará quatro metros para instalação dos semáforos, que regularão os fluxos, mantendo todas as conversões

Postado em 11 de Março de 2020 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

As obras de reordenamento do trânsito na rotatória da Zahran/Ceará e Joaquim Murtinho chegaram a uma nova etapa, com pavimentação na alça de acesso aberta na rotatória. Agora, o trecho receberá recapeamento da Rua Ceará, entre o cruzamento com a Joaquim Murtinho e início da Zahran. Com abertura desta alça, que cortou a antiga rotatória,  quem vem pela Zahran poderá seguir  em frente para chegar na Ceará. No local, haverá duas pistas de rolamento.

O canteiro central avançará quatro metros para instalação de 15 semáforos, que regularão os fluxos, mantendo todas as conversões.

Na rotatória da Ceará/Joaquim Murtinho, que será removida, as alças de acesso (que terão 23 semáforos para garantir todas as conversões) receberão pavimentação até segunda-feira. Os técnicos da Agetran(Agência Municipal de Trânsito) avaliam que haverá maior fluidez do tráfego, principalmente para quem vem pela Ceará e quer seguir em direção ao centro da  cidade pela Joaquim Murtinho.

Intervenção

Desde 2017, esta é a terceira intervenção em rotatórias  promovida pela Prefeitura.  Eram locais que registravam congestionamentos até a implantação do projeto de semaforização desenvolvido pela Agetran .

Nesta região onde está em execução o projeto  de  reordenamento viário, o volume de tráfego, de 68 mil veículos,  é maior que o registrado nas rotatórias das avenidas Mato Grosso/ Nelly Martins (38 mil veículos/dia ) e da Interlagos com a Gury Marques (44 mil  veículos/dia), que receberam semaforização.

Paralelamente, já está sendo implantado o projeto de modernização dos semáforos da Avenida Elias Zahran, onde está prevista a implantação de fibra óptica, que vai possibilitar o sincronismo dos equipamentos, com a instalação de novos controladores. Isso permitirá (quando houver uma central de monitoramento na Agetran) o ajuste praticamente online do tempo dos sinais.

A Agetran está instalando  de câmeras nos semáforos para a contagem do fluxo de veículos. Este levantamento servirá de base para o ajustamento do tempo de verde e vermelho da Zahran e das ruas transversais. A mudança online do tempo dos semáforos será possível quando for instalada a central de monitoramento de trânsito.


Voltar


Comente sobre essa publicação...