29/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Prefeitura amplia oferta e oferece 12 atividades para idosos

Publicado em 03/03/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Prefeitura de Campo Grande ampliou as atividades para os idosos, chegando a 12 modalidades em diversas praças da Capital. Os idosos, que antes contavam apenas com a academia ao ar livre, agora podem escolher: pilates, hidroginástica, yoga, musculação, zumba gold, ginástica na cadeira, caminhada orientada, tai chi chuan, dança de salão, ritmos e funcional sênior.

A aposentada Maria Ignez de Faria, 87 anos, está feliz com a qualidade de vida que tem hoje. Ela acredita que isso se deve aos longos anos de atividade física, que não abre mão. Ela é aluna de uma das dezenas de oficinas da Prefeitura de Campo Grande.

“Sempre fiz atividade física em diferentes locais e ao longo dos anos da minha vida. Sinto uma diferença muito grande na minha vida física e psicológica. Tenho minhas limitações, algumas dores na coluna, mais me sinto mais disposta e com mais agilidade para caminhar e realizar as atividades do meu dia, se comparado com outras pessoas. Além disso, me divirto aqui no Belmar, onde prático exercício na cadeira, orientado pela professora. Mas, também já pratiquei hidroginástica e musculação antigamente e sempre buscando uma qualidade de vida que tenho hoje aos 87 anos. Eu me sinto com boa disposição”, contou.

O Projeto Movimenta Campo Grande  teve inicio em 2017, com 10 locais e cerca de 20 professores. Hoje, já soma mais de 2 milhões de atendimento, com 49 modalidades esportivas e é realizado em 70 locais em Campo Grande, abrangendo as sete regiões urbanas da cidade, incluindo Rochedinho e Anhanduí.

O policial militar, Devaldo Soares de Oliveira, 49 anos, já pensa no futuro. “Eu faço atividade física, diariamente. Cuido da minha alimentação. Quero envelhecer com saúde, e sinto diferença na minha saúde. Pratico Beach Tênis, que é uma atividade para todas as idades. Antes, eu jogava futebol, que também era uma atividade em grupo e te estimula a continuar. Quero viver a terceira idade, com saúde e muita disposição”, disse.

Acompanhando os alunos, a professora especialista em treinamento físico para a terceira idade, Carolina Gutierrez, dá as orientações. “A ginástica na cadeira é boa porque ela vem pra trabalhar exatamente tudo aquilo que o idoso precisa. Desde o fortalecimento, condicionamento, coordenação e até o resgate da memória afetiva, pela seleção musical diferenciada. Além disso, a cadeira oportuniza o aproveitamento de movimentos que na maioria das vezes não são feitos corretamente ou tão eficazes sem ela”, pontua.

Orientação profissional

A atividade física é uma das intervenções mais eficientes quanto à melhora da qualidade de vida dos idosos, pois auxilia no controle das mudanças ocorridas pelo processo de envelhecimento, promovendo a independência e autonomia nas atividades do cotidiano, o que para o idoso é de suma importância, trazendo para sua vida benefícios além da saúde, voltadas para o seu aspecto social e psicológico.

O médico da família da Prefeitura de Campo Grande, Dr Lincoln, explica que as atividades físicas minimizam as transformações que o corpo passa no processo de envelhecimento, seja física ou psíquica.

“Como benefícios, podemos apontar : melhor controle de doenças crônicas como hipertensão, diabetes dislipidemias,  fortalecimento da musculatura o que torna o idoso mais independente e previne a ocorrência de quedas, melhoria dos quadros dolorosos, mediante liberação de endorfinas que são produzidas durante atividade física, prevenção de doenças que levam ao declínio cognitivo uma vez que permite a socialização do idoso, supre a falta da atividade profissional anterior, e permite um estímulo cognitivo contínuo, além de ser um estímulo a práticas saudáveis (como alimentos e abandono de tabaco e outros) que também se associam ao risco da queda da função cognitiva e demência”, detalha.

Inscrições

Para iniciar as atividades gratuitas oferecidas pela Prefeitura de Campo Grande o interessado pode se inscrever direto com o professor no local desejado. A programação completa está no site da Funesp e além das 12 atividades já citadas, há outras 37 oferecidas para todas as idades.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *