19/04/2024 - Edição 540

Comportamento

Como aguentar um dia de trabalho se você teve uma noite de sono terrível

Publicado em 03/03/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Se fosse socialmente aceitável tirar uma soneca em nossas mesas de trabalho, todos nós estaríamos fazendo isso. Afinal, vivemos em uma sociedade carente de sono, com mais da metade da população dormindo seis horas ou menos por cada noite. Então, se acordamos todos os dias exaustos, como podemos sobreviver a um dia de trabalho?

A privação de sono a longo prazo está ligada a um risco aumentado de depressão, doenças cardíacas, derrame e pressão alta. No curto prazo, também pode incluir problemas como a fadiga, falta de foco e irritabilidade.

É essencial que você procure um profissional caso a insônia persista. Mas, caso você esteja em um dia específico que não conseguiu dormir muito bem, aqui estão algumas dicas para sobreviver acordado no trabalho.

Não beba muito café

Pode ser tentador consumir cafeína sem limites durante o dia, mas isso não resolverá seu cansaço – mesmo que um café pela manhã te faça você se sentir mais alerta.

A falta de sono pode fazer com que você se sinta desidratado, o que leva à fadiga e a falta de concentração. As bebidas com cafeína fazem o corpo produzir urina mais rapidamente e, portanto, não são a melhor maneira de manter o corpo hidratado.

Da mesma forma, bebidas esportivas ou energéticas podem fornecer um pico de energia imediato, mas estudos demonstraram que podem até deixá-lo mais sonolento. Sua melhor aposta, portanto, é beber água. Pode parecer desinteressante, mas pelo menos é barato.

Coma alimentos energizantes

Abasteça seu corpo no café da manhã com alimentos energizantes, em vez de pressionar o botão da soneca no celular e pular essa etapa.

A comida fornece energia, portanto, certifique-se de não pular as refeições e de dar a si próprio bastante nutriente e alimentos saudáveis ​​a cada refeição. Alimentos como grãos integrais, nozes e castanhas podem ajudar a aumentar os níveis de energia.

Para lanches e o seu almoço, não se esqueça de incluir muitas frutas e vegetais para hidratação extra e um aumento de vitaminas e minerais.

Mantenha seu corpo em movimento

Pode parecer ainda mais cansativo, mas caminhar para o trabalho ou fazer uma corrida matinal pode neutralizar o impacto do sono ruim, diz Chris Alford, membro fundador da Sociedade Britânica do Sono. Se o exercício matinal parecer impossível demais, tente dar uma caminhada pelo menos na hora do almoço.

“O exercício e a luz do sol nos ajudam a sair do ‘modo de sono’, então faça seu corpo funcionar e aumente sua temperatura corporal”, explicou ao HuffPost UK. “Procurar luz natural intensa ajudará a desligar os sistemas de promoção do sono em seu cérebro e permitirá que você se sinta mais alerta.”

Converse com as pessoas no escritório

A tentação após uma noite de sono ruim é se esconder em um canto silencioso do escritório, mas tente evitar isso e busque ser sociável. “Quando estamos cansados, podemos ser um pouco chatos – assim, conversar com as pessoas no escritório e com os amigos pode ajudar a nos animar e nos fazer refletir”, diz Alford.

Mas, ele acrescenta, tenha cuidado, pois temos a tendência de ficar bem irritados quando estamos cansados, então tente evitar discussões e argumentações desafiadores. “Os centros de controle de comportamento no cérebro estão entre os primeiros a sofrer falhas com a perda de sono e sabemos qual é o resultado disso”, explica.

Termine o seu dia e depois recompense o sono

O pensamento de sobreviver até o final do dia útil pode parecer assustador, então se concentre em uma recompensa, por exemplo, a sua cama quentinha.

“Divida o que você tem que fazer em pedaços administráveis ​​- evite maratonas quando estiver muito cansado – e alterne entre coisas diferentes, se puder, [o trabalho é] mais interessante dessa maneira”, sugere ele. “Tente fazer mais tarefas de tamanho pequeno e parabenize-se cada vez que concluir uma.”

E tenha em mente um objetivo final: “Aquele belo banho quente e uma noite com uma bebida quentinha na frente da televisão.”

Este texto foi originalmente publicado no HuffPost UK e traduzido do inglês

 


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *