18/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Relógio da 14 de Julho ganha cores e ajudará em campanhas de conscientização

Publicado em 13/02/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O tradicional relógio instalado no cruzamento da 14 de Julho com a Avenida Afonso Pena ganhou um colorido especial com iluminação decorativa. Agora, além de marcar a hora e temperatura, terá função educativa, reforçando campanhas nacionais de conscientização.

Neste mês de fevereiro, o relógio figura em duas cores. Roxo, simbolizando o mês de conscientização sobre as doenças: lúpus, fibromialgia e mal de Alzheimer; e laranja, conscientizando sobre a leucemia. Já em março, o Azul fará referência à prevenção ao câncer colorretal.

O monumento foi instalado durante as obras de requalificação da Rua 14 de Julho, no Reviva Campo Grande, em julho de 2019. Ele é feito em ACM, um material acrílico de alta durabilidade e composto por chapas de alumínio. Projetada com perfis metálicos que reproduzem todos os detalhes do relógio original, a escultura é totalmente vazada, visualmente leve, mas ao mesmo tempo forte em seu simbolismo.

Durante as escavações, foi encontrada a fundação do relógio original, que foi utilizada para a sustentação desta nova estrutura, criando um vínculo definitivo com o passado e com a história da cidade.

A instalação da escultura metálica, lembrando o antigo relógio, exatamente no ponto em que ele foi construído inicialmente, representa o resgate de parte importante da história do Centro Antigo de Campo Grande.

História

O relógio original da Rua 14 de Julho foi instalado em 1933, no cruzamento com a Avenida Afonso Pena, e se transformou em um símbolo do progresso e do processo de urbanização que Campo Grande vivenciava. O antigo relógio foi testemunho, por quase três décadas, de muitos carnavais, comícios políticos, footings, shows e namoros. A vida cultural da Cidade Morena circulava em torno dele.

No dia 07 de agosto de 1970, o relógio foi demolido. A reconstrução do monumento foi realizada por iniciativa do Rotary Club de Campo Grande e, no ano 2000, foi inaugurada uma réplica no cruzamento das Avenidas Afonso Pena e Calógeras.

CRONOGRAMA

Abril – Abril Verde significa a conscientização sobre a importância da segurança no trabalho. O mês também é chamado de Abril Azul para trazer o debate sobre o autismo, que tem a data 02.04 como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Maio – O Maio Amarelo reacende o debate sobre a prevenção de acidentes de trânsito. Já o Maio Vermelho tem por objetivo prevenir a hepatite.

Junho – Vermelho é a cor comemorativa do mês de junho sobre a importância da doação de sangue, que tem a data 14.06 como o Dia Mundial do Doador de Sangue. E o Junho Laranja é voltado para a conscientização sobre a anemia e leucemia.

Julho – O Julho Amarelo traz à tona a conscientização sobre as hepatites virais e também sobre o câncer ósseo.

 Agosto – O Agosto Dourado é o mês de informação sobre o aleitamento materno, que, inclusive, tem os dias entre 01 a 07 de agosto como a Semana Mundial da Amamentação.

Setembro – Verde é a cor do mês de setembro para a conscientização sobre a doação de órgãos e prevenção ao câncer de intestino. Neste mês, a data 27 de setembro é o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Outra cor para o mês de setembro é o amarelo, que tem como objetivo a prevenção ao suicídio. Setembro também recebe a cor vermelha para a conscientização sobre a prevenção das doenças cardiovasculares.

Outubro – Sendo o mês mais divulgado e conhecido por todos, o Outubro Rosa é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, foi criado nos Estados Unidos na década de 1990.

Novembro – O mês de novembro também é bastante conhecido por ser o mês azul, de combate ao câncer de próstata e ao diabetes. O mês também tem a cor dourada, em referência à conscientização sobre o câncer infanto-juvenil.

Dezembro – O mês de dezembro também tem mais de uma cor, o vermelho e o laranja. O Dezembro Vermelho ressalta a importância da prevenção contra a AIDS, e o Dezembro Laranja traz o debate sobre o combate ao câncer de pele.

Otimizando a 14

Como parte do trabalho de consultoria da empresa Place for Us, contratada pelo Sebrae dentro do Programa Reviva Campo Grande, foi lançada a plataforma digital viva14.com.br. No site, o internauta é convidado a compartilhar sua ideia para transformar a Rua 14 de Julho requalificada em um local mais vibrante, com mais vida.

Para contribuir com a cidade, basta acessar www.viva14.com.br e deixar a sua ideia para revitalizar a principal rua de comércio de Campo Grande. O Viva 14 é um movimento que nasce com o objetivo de transformar a via. “Queremos dialogar com as pessoas que moram, trabalham, visitam e passeiam pela 14 de Julho”, reforça o consultor Caio Esteves.

Além do site, outras ferramentas de comunicação com o público já estão funcionando. No Instagram, o endereço é @viva14.ms e no Facebook, o Viva 14. Comunique-se com o projeto, sinta-se livre para expor suas propostas, afinal, o cidadão é a parte mais importante dessa história.

Dê sua ideia para que possamos pensar em quais ações e atividades irão transformar a 14 de Julho num lugar vibrante e único. A plataforma de cocriação é mais um passo da consultoria que ouviu, ao longo de uma semana, grupos de públicos específicos como mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência, jovens e lideranças, onde cada um contribuiu com ideias. A equipe também coletou, direto na 14 de Julho, sugestões de quem andava por lá.

Com base nesse levantamento, a consultoria vai elaborar um documento com diretrizes do que pode ser feito na Rua 14 de Julho. Esses dados serão repassados à Prefeitura Municipal para servir de norteamento de novas ações.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *