28/03/2024 - Edição 540

Legislativo

Vereadores elogiam atuação de João Rocha na concretização de pista de atletismo

Publicado em 12/02/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Os vereadores campo-grandenses destacaram, durante a sessão do último dia 11, a atuação do presidente da Câmara Municipal, Prof. João Rocha, para a concretização de um sonho antigo dos desportistas da Capital: a nova pista de atletismo de Campo Grande, no Parque Ayrton Senna, bairro Aero Rancho.

Segundo o vereador Chiquinho Telles, Rocha foi responsável pelo embrião do projeto. “Vi a emoção de vossa excelência, pois começou tudo aquilo. É um sonho de mais de 28 anos, é uma luta de vossa excelência. Vi aquelas pessoas emocionadas, lhe dirigindo a palavra em tom de agradecimento. Vossa excelência construiu esse sonho desde quando era diretor da Funesp e da Fundesporte. Ali foi um sonho realizado, e vi aquelas pessoas felizes”, disse.

A pista, bandeira de luta do presidente da Casa há quase três décadas, foi inaugurada na última sexta-feira e reuniu diversas autoridades. Trata-se da primeira pista emborrachada de Mato Grosso do Sul, recebendo a certificação da Associação Internacional das Federações de Atletismo. A pista tem 8 raias com aplicação de 6.300 metros de lona emborrachada, importada da Alemanha, conta com arquibancada com capacidade para 400 pessoas, prédio de 200 metros quadrados com instalações elétricas e hidráulicas específicas, além de vestiários, alojamento e banheiros.

O vereador Otávio Trad foi outro a lembrar a luta histórica de João Rocha pelo esporte. “Vossa excelência tem uma luta histórica pelo esporte, não só em Campo Grande, mas em todo o Estado. Hoje, vemos uma realidade diferente: parques e praças, campos, todos com atividades esportivas, em pleno funcionamento. Projetos que estavam engavetados e esquecidos são uma bonita realidade. Muito se faz pelo trabalho do vereador Prof. João Rocha, por tudo que fez durante sua vida política, mas principalmente como profissional envolvido com o esporte”, destacou.

Para o vereador Eduardo Romero, a liderança do Prof. João Rocha na Casa se diferencia pelo diálogo que mantém com os demais vereadores. “Temos que destacar a importância de termos nessa Casa uma presidência com comprometimento e com essa forma de conduzir, buscando harmonizar os poderes e manter a independência entre eles. Todos fazem seus papeis e se respeitam entre si. É um presidente que está sempre de portas abertas para receber os vereadores. Há líderes que se colocam pela autoridade, e não pelo respeito e confiança de seus pares. Vejo esse diferencial em vossa excelência, que nos orgulha e nos inspira”, disse.

Sonho realizado“É uma emoção muito grande inaugurar esse equipamento. Só quem é atleta, sabe da importância de receber esse material. A gente volta um pouco no tempo e revive a história do que é a importância de um trabalho, de um compromisso com a coisa pública de várias gerações. Nada disso aconteceria se não tivéssemos os dois grandes comandantes do município e do estado, entendendo a importância do esporte enquanto ferramenta de transformação social. Eles tiveram a vontade política de fazer: Reinaldo e Marquinhos”, lembrou. 

A solenidade de inauguração do espaço reuniu diversas autoridades nesta sexta-feira. Durante a manhã, também foi inaugurada a primeira academia pública ao ar livre, totalmente adaptada para pessoas com deficiência. Rocha reforçou, ainda, o trabalho da Câmara Municipal, que forneceu as ferramentas legais para o andamento da obra. 

“O Poder Legislativo, por outro lado, entende a importância de oferecer as ferramentas legais para que isso possa acontecer. Financiamentos, autorizações, apoio político para que possam fazer a melhor administração na cidade e no estado. Isso é para toda Campo Grande, para o Estado e o Brasil”, finalizou.

O governador Reinaldo Azambuja destacou as parcerias para melhoria da qualidade de vida da população. “O prefeito assinou a ordem de serviço do complexo de piscina olímpica aquecida, um investimento de mais de R$ 6 milhões e que vai complementar esse complexo esportivo para mais esportes. Além disso, teremos a reinauguração do Guanandizão, com a Liga das Nações em junho. Assim, juntamos os esforços e nossas energias, e criamos uma parceria investindo em Campo Grande. E isso é essencial, porque o esporte é qualidade de vida, resgate dos jovens, auto-estima, e prática saudável”, afirmou.

A pista de atletismo internacional de Campo Crande é a primeira pista emborrachada de Mato Grosso do Sul, recebendo a certificação da Associação Internacional das Federações de Atletismo. A pista tem 8 raias com aplicação de 6.300 metros de lona emborrachada, importada da Alemanha, conta com arquibancada com capacidade para 400 pessoas, prédio de 200 metros quadrados com instalações elétricas e hidráulicas específicas, além de vestiários, alojamento e banheiros.

“São quase 30 anos de espera e a prefeitura e o governo estão entregando a pista não apenas para recebermos eventos internacionais, mas principalmente para os campo-grandenses e para aqueles atletas de nossa cidade que desejam representar o nosso país em uma olimpíada. Estamos investindo em várias outras modalidades com o lançamento do edital de licitação do projeto executivo da piscina olimpíada de Campo Grande, além da academia ao ar livre para as pessoas com deficiência e que tem alguma dificuldade de locomoção. Essa é a primeira em Mato Grosso do Sul”, disse o prefeito Marquinhos Trad.

Homenagem

A pista recebe o nome do Professor Ervê Demétrio Calháo Silva, nascido em Cuiabá, em 1956. Começou como atleta ainda criança e foi campeão no lançamento de dardo nos estados por onde passou. Foi técnico da Mace, posteriormente indo para a Prefeitura trabalhar com projetos sociais. Referência no atletismo, trabalhou em vários municípios do Estado, realizando cursos e competições, motivando jovens a participarem da modalidade, até 2006. Foi um dos fundadores da Federação de Atletismo de MS, onde iniciou seu mandato como presidente, de 1987 até 2008.

“Quem conheceu o professor Ervê sabe tudo que eu estou sentindo e quase não tenho palavras para expressar o que estou vivendo. Quem teve oportunidade de conviver com ele, tenho certeza que foi contagiado pelo amor que ele tinha com o atletismo. E hoje ele vai ficar aqui eternizado nesta pista de atletismo. Seu maior sonho era que o nosso Estado tivesse uma pista oficial como essa”, declarou a viúva do professor, Valéria Calháo.

Utilização

O presidente da Fundação Municipal de Esportes, Rodrigo Terra, ressaltou que o espaço terá atividades específicas para todos os públicos.

“Essa pista é pública e é para todo conjunto da população. Portanto, precisamos de regras. É um equipamento para a prática do atletismo e não podemos entrar com qualquer tipo de calçado. Assim, criamos uma programação específica, com professores durante todo o dia e em todos os dias da semana, tanto para momentos de iniciação esportiva, quanto para treinamento com os atletas e incluímos horários para a população como forma de oficinas. E toda programação já está disponível no totem de inauguração e no site da Prefeitura”, observou.

Sonho realizado

João Rocha, destacou a importância da pista. Para ele, o novo equipamento será referência para a prática da modalidade em todo o Estado.

“Foi uma emoção muito grande inaugurar esse equipamento. Só quem é atleta, sabe da importância de receber esse material. A gente volta um pouco no tempo e revive a história do que é a importância de um trabalho, de um compromisso com a coisa pública de várias gerações. Nada disso aconteceria se não tivéssemos os dois grandes comandantes do município e do estado, entendendo a importância do esporte enquanto ferramenta de transformação social. Eles tiveram a vontade política de fazer: Reinaldo e Marquinhos”, lembrou. 


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *