Coluna
Entre janeiro e março, acontece a colheita da uva e o início da produção do vinho
Postado em 06 de Fevereiro de 2020 - Luiza Belloni – Huffpost
Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.
No Brasil, o vinho costuma ser mais consumido no inverno. Contudo, se você é apaixonado pela bebida, o melhor momento para visitar as vinícolas e aprender mais sobre o processo de produção é exatamente no verão.
Entre janeiro e março, acontece a vindima, que é a colheita da uva e o início da produção do vinho. Durante todo o ano, as vinícolas fazem tours que mostram as diferentes fases da produção dos vinhos, mas é no verão que você pode viver uma experiência mais rica e sensorial.
Na vindima, as vinícolas fazem festas e roteiros especiais, nos quais é possível participar da colheita, visitar o vinhedo, recolher, cheirar e até experimentar as uvas e, é claro, aproveitar as paisagens dignas de Instagram.
No Vale dos Vinhedos, as montanhas são cobertas por videiras com os mais diversos tipos de uvas. Neste período, a região, que engloba os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, comemora a Festa da Vindima.
A serra gaúcha detém cerca de 90% da produção de vinho de todo o Brasil. Por lá, as vinícolas inauguram o período da vindima e organizam passeios diferenciados para todos os públicos.
Um dos passeios mais tradicionais do Vale dos Vinhedos é o da Vinícola Miolo, que inclui diversas experiências sensoriais. Até março, a vinícola oferece tours de 3 horas de duração que incluem pisa das uvas, visita ao vinhedo e ao parreiral modelo, degustação de sucos de uva, vinhos e espumantes, apresentação musical, passeio de Maria Fumaça, entre outros.
Em Gramado, a Vinícola Ravanello oferece uma visita que inclui degustação de 3 vinhos, explicação do processo de elaboração dos vinhos e espumantes e visita às videiras, realizada apenas até fevereiro, onde é possível visualizar os cachos.
Já a Cooperativa Vinícola Garibaldi oferece visitas que passam pelas parreiras no Complexo Enoturístico. Os roteiros incluem experiências como degustação às cegas e harmonização de vinhos e espumantes com chocolates artesanais com recheios como maracujá, laranja e cereja.
Em São Roque, no interior de São Paulo, a Vinícola Goés preparou celebrações para a Vindima. Os visitantes poderão reviver antigas tradições fazendo a colheita e pisando as uvas. A Vindima Goés 2020 acontece nos finais de semana até 9 de fevereiro.
A Vinícola Guaspari, localizada na fronteira entre Minas Gerais e São Paulo, oferece um passeio de aproximadamente 2 horas entre seus vinhedos carregados de uvas.
Em grupos pequenos, o trajeto feito de caminhão apresenta os vinhedos da Vista da Vinícola, que proporciona uma visão geral de onde são plantadas as uvas das variedades Sauvignon Blanc, Chardonnay e Syrah. O tour ainda conta com degustação de 4 vinhos, acompanhada de pães e queijos artesanais.