Semana On

Terça-Feira 18.fev.2020

Ano VIII - Nº 380

Coluna

8 filmes sobre luta de classes para quem curtiu 'Parasita'

Um dos favoritos ao Oscar 2020, filme de Bong Joon-ho capta como poucos o espírito do mundo atual, em que a desigualdade social só cresce

Postado em 30 de Janeiro de 2020 - Rafael Argemon - Huffpost

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Sucesso absoluto por onde passou, o sul coreano Parasita é o grande filme de 2019. Um dos favoritos ao Oscar 2020, a produção dirigida por Bong Joon-Ho chamou a atenção do público ao misturar com maestria diferentes gêneros e captar o clima em que o mundo vive atualmente.

Em tempos de crescimento da desigualdade social em todo o planeta, Parasita acabou se transformando em um dos grandes filmes da década e um bom exemplo de produções que retratam os conflitos de classe com precisão e estilo.

Pensando nisso, selecionamos filmes que discutem questões semelhantes e que têm tudo para agradar quem adorou Parasita.

Veja aqui nossa lista:

BACURAU (2019)

Sinopse: Logo após a morte de Carmelita (Lia de Itamaracá), uma ilustre moradora do pequeno vilarejo de Bacurau, no sertão pernambucano, coisas estranhas começam a acontecer. O lugar não consta em mais nenhum mapa, os celulares não funcionam mais, pessoas começam a desaparecer misteriosamente e até um disco voador é visto nas imediações.
Onde ver: Looke, Google Play e iTunes (para alugar). 

ROMA (2018)

Sinopse: Cleo (Yalitza Aparicio) é uma jovem babá e empregada doméstica que trabalha para um família de classe média na Cidade do México, na década de 1970. Ela vive tanto a vida de seus patrões que mal tem tempo para cuidar da sua própria até que se apaixona por um jovem e acaba engravidando. Enquanto isso, seu patrão abandona a família.
Onde ver: Netflix.

PROJETO FLÓRIDA (2017)

Sinopse: Filha da jovem e irresponsável Halley (Bria Vinaite), Moonee (Brooklynn Prince), uma menina de 6 anos de idade, brinca e se mete em confusões junto com seus amigos moradores de conjuntos habitacionais pobres nos arredores dos parques Disney.
Onde ver: amazon Prime Videoe HBO GO.

AS GOLPISTAS (2019)

Sinopse: Narrada pela ex-stripper Destiny (Constance Wu), o filme conta a história de um grupo de dançarinas de striptease de um clube que prosperava com clientes de Wall Street e sofre com a crise de 2008. Até Ramona (Jennifer Lopez), a grande estrela do local, sofre com os tempos de vacas magras. Meses depois, Destiny reencontra Ramona, que junto com uma dupla de ex-dançarinas começou a dar um golpe em clientes, dopando-os e “limpando” seus cartões de crédito.
Onde ver: Ainda em cartaz no cinema em algumas cidade do Brasil.

QUE HORAS ELA VOLTA? (2015)

Sinopse: Para dar uma vida melhor para sua filha, a pernambucana Val (Regina Casé) foi trabalhar como empregada doméstica em uma casa rica em São Paulo e nunca mais retornou ao Nordeste. Já crescida, sua filha Jéssica (Camila Márdila) vai à capital paulista para prestar vestibular, mas Val não consegue se conectar com ela, pois tem mais proximidade com o filho de seus patrões, Fabinho (Michel Joelsas), a quem trata como filho.
Onde ver: Globoplay.

MADRUGADA DOS MORTOS (2004)

Sinopse: Atacada por zumbis, a enfermeira Ana (Sarah Polley) é salva pelo policial Kenneth (Ving Rhames). Juntos, os dois acabam entrando em um shopping center para se abrigar dos mortos vivos. Lá, eles conhecem outras pessoas que se abrigam no local que está livre de zumbis. Porém, o problema passa ser a convivência entre os humanos, que podem ser mais perigosos que os próprios zumbis.
Onde ver: Netflix, Amazon Prime Video e Telecine Play.

OS MISERÁVEIS (2019)

Sinopse: Para ficar perto de seu filho depois de um divórcio, o socorrista Stéphane (Damien Bonnard) entra para a polícia de Montfermeil, na periferia de Paris, uma verdadeira panela de pressão entre diferentes etnias e nacionalidades que está prestes a explodir. Colocado no mesmo time do violento Chris (Alexis Manenti) e do condescendente Gwada (Djibril Zonga), ele tem de lidar com o roubo de um filhote de leão de um circo de ciganos. O incidente, que parece inofensivo, pode gerar uma verdadeira guerra no local.
Onde ver: Ainda em cartaz nos cinemas.

EXPRESSO DO AMANHÃ (2013)

 Sinopse: Em um futuro não muito distante, a Terra passa por uma nova Era do Gelo que obriga os humanos sobreviventes a viver em um trem em movimento constante, o Snowpiercer. Lá, os mais pobres vivem em condições horríveis nos vagões mais distantes da locomotiva, enquanto os ricos vivem um dia a dia cheio de mordomias em cabines luxuosas. Até que em um belo dia, um membro da classe mais pobre resolve se revoltar e enfrentar o maquinista.
Onde ver: Amazon Prime Video.


Voltar


Comente sobre essa publicação...