16/04/2024 - Edição 540

Ecologia

Volkswagen registra a picape Tarok, rival da Fiat Toro

Publicado em 14/01/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Volkswagen registrou o desenho da picape Tarok no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o INPI. O modelo, que chegará nos próximos anos para concorrer diretamente com a Fiat Toro, já foi apresentado em forma de conceito no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018.

G1 procurou a Volkswagen para saber sobre a previsão de lançamento da picape, além de possíveis alterações visuais e no nome. A fabricante ainda não retornou o contato. Seguindo o cronograma de lançamentos da marca, o modelo só chegaria de 2021 em diante.

O desenho do modelo registrado segue fielmente o apresentado no conceito, com exceção de alguns detalhes que aparentam ter ficado mais "reais". O principal exemplo é a configuração de rodas e pneus que, no conceito, tinham vocação "lameira". É possível que até seu lançamento oficial a picape sofra mais alterações.

A picape, do jeito que foi exibida no salão, possui 4,90 metros de comprimento e 3 metros de entre-eixos. A capacidade de carga é de 1 tonelada. Coincidência (ou não), são medidas idênticas às da Toro. O conceito era equipado com motor 1.4 turbo de 150 cavalos.

Mas a Volkswagen deve apostar na versatilidade para conquistar o público. O show-car exibiu soluções interessantes, como entrada USB e tomadas em um nicho na caçamba.

O sistema mais legal é o de rebatimento dos bancos traseiros, aliado a uma espécie de “fundo falso” na carroceria. Basta abaixar uma tampa que o compartimento de cargas ganha quase 1 metro extra de profundidade.

Plataforma comum

A Tarok será mais um modelo a usar a plataforma MQB. Da linha atual da marca, Polo, Virtus, Jetta e Tiguan já utilizam a base. No entanto, como trata-se de uma picape, um veículo que é voltado para o trabalho, a Volkswagen afirma que promoveu uma série de mudanças para aumentar a robustez do veículo.

A marca ainda não confirmou em qual das unidades irá produzir o modelo. Hoje, São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Pinhais (PR) já recebem a plataforma.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *