16/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Pantanal Extremo terá prova de resistência para praticantes do Mountain Bike

Publicado em 26/09/2014 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Mountain Bike deve ser uma das provas mais difíceis e desgastantes desta segunda edição do Pantanal Extremo – Jogos de Aventura, no dia 16 de novembro. Nas categorias Elite masculino e Master A masculino (destinada para ciclistas de 30 a 39 anos), os competidores vão pedalar por 102 quilômetros em um percurso que incluiu trechos urbanos, estradas vicinais, morrarias e a BR-262. A expectativa é de que os primeiros competidores completem o trajeto em até 5 horas.

Já nas categorias Open, masculino e feminino, Elite feminina, e na Master B, masculino e feminino (para atletas acima dos 40 anos), a distância será de 62 quilômetros. Apesar de mais curto, o percurso também é repleto de trechos difíceis e que vão exigir o máximo de esforço físico dos atletas. A largada será às 7 horas do dia 16 de novembro, na praça Generoso Ponce, onde também será a chegada.

De acordo com o regulamento elaborado pela Federação Sul-Mato-Grossense de Ciclismo (FMSC) com base nas especificações da União Ciclística Internacional (UCI) e da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), não será permitido o uso de pneu slick (liso) por medida de segurança. Os aros das bicicletas devem ser necessariamente de 26’’ ou 29’’.

Todos os atletas não federados serão automaticamente inscritos na categoria Open e deverão apresentar atestado médico de que estão aptos a praticar esporte de rendimento ou assinar termo de responsabilidade assumindo todas as consequências oriundas da sua participação na prova. Já os competidores federados que se inscreverem na Open serão remanejados para a sua categoria oficial.

A prova é válida para o Ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo no Estilo e o número de vagas é limitado a 200 participantes.  Até a última terça-feira, mais de 40 atletas já haviam confirmado presença no evento organizado pela Prefeitura de Corumbá, em parceria com a Liga de Esportes de Corumbá (LEC). A inscrição deve ser feita neste link.

Segurança

É obrigatório o uso de capacete pelo biker, sendo também recomendado o uso deluvas e óculos de proteção, durante a competição e aquecimento junto à pista. Será disponibilizado um caminhão para recolher os atletas que abandonarem a prova. O veículo seguira no final do pelotão. Também serão colocados socorro preventivo (ambulância) em locais fixos e um outra ambulância seguirá o pelotão atrás do último competidor. Os locais fixos serão informados no congresso técnico. O ponto de apoio com água será no Km 45,4, na Fazenda Bandalta na Estrada Parque.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *