19/04/2024 - Edição 540

Legislativo

Esporte forma caráter diz Prof. João Rocha

Publicado em 11/12/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O presidente da Câmara Municipal, Prof. João Rocha, destacou o papel do esporte na formação das pessoas. Durante cerimônia de premiação da 34ª edição dos Jogos Escolares Campo-grandenses, ocorrida esta tarde na Casa de Leis, o parlamentar, profissional de educação física, falou aos jovens sobre sua trajetória e como o esporte foi fundamental em sua vida.

“Não tem como o coração não bater forte. Não tem como não voltar um pouquinho no tempo. Em 1976, quando poucos aqui eram nascidos, eu conquistei a primeira medalha para o então Mato Grosso nos Jogos Escolares Brasileiros. Foi a primeira e única medalha naquele ano. Deus me abençoou que eu pude fazer uma carreira. Eu sou produto da educação que meus pais me deram, e das oportunidades que eu tive pelo esporte”, disse o parlamentar.

Formado em Educação Física pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Rocha atuou como Técnico de Desporto na Prefeitura Municipal de Campo Grande durante 33 anos e diretor do Departamento de Esportes entre 1985 e 1988. Foi professor da Rede Pública de Ensino entre 1978 e 1995, Secretário Municipal de Esporte (FUNESP) entre 2005 e 2008 e Secretário de Estado de Esporte (FUNDESPORTE) entre 1995 e 1998. Para ele, o esporte ‘forma o caráter’ dos jovens.

“Tem gente que está começando a caminhar. Praticar esporte, estar envolvido em uma ação dessa, você forma cidadão. O esporte ensina cidadania, as regras, os limites, sacrifícios, dificuldades, dores e machucados. Isso forma o caráter, forma dignidade. Tive a oportunidade de escolher ser professor de educação física e sou extremamente feliz”, finalizou.

Os Jogos

Com 20 modalidades e mais de 3 mil jovens atletas participantes, a 34ª edição dos Jogos Escolares e a 2ª edição dos Jogos Paralímpicos de Campo Grande foram realizados nos últimos 45 dias nas principais praças esportivas da Capital. Os jogos definiram os atletas que representarão Campo Grande na fase estadual em 2020.

Na categoria Geral A, a escola campeã foi a Funlec/Raul Sans de Matos, com 91 pontos, seguida pela EE Joaquim Murtinho, com 57,5, e pela Funlec/Oswaldo Tognini, com 32,5.

Na Geral B, melhor para a EM Licurgo de Oliveira Bastos, com 43 pontos. Em segundo ficou a EM Adair de Oliveira, com 38 pontos, e, em terceiro, a Escola Gappe, com 32,5 pontos.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *