25/04/2024 - Edição 540

Viver Bem

Seu corpo na dieta cetogênica: Como o regime te afeta física e mentalmente

Publicado em 10/12/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A dieta cetogênica, também conhecida como keto, não é novidade. Mas, nos últimos anos, ela tem se tornado uma das mais populares – e polarizadoras – maneiras de perder peso.

O regime leva muita gente a cortar o consumo de carboidratos e aumentar a quantidade de gorduras saudáveis nas refeições, com o objetivo de atingir a cetose, o estado metabólico em que o organismo começa a queimar gorduras para obter energia.

Eis um resumo do que acontece com seu corpo na dieta keto: as células do organismo tipicamente obtêm energia de carboidratos. Mas, no regime keto, “você está privando o corpo de carboidratos, para que ele busque a próxima fonte de energia, a gordura”, explica Rabia De Latour, gastroenterologista e professora assistente de medicina da Universidade de Nova York. Seu organismo então passa a queimar essa gordura.

A dieta não te restringe em termos de calorias consumidas ou da quantidade de comida ingerida. O importante é o que você come. A maior parte dos regimes keto incluI muito peixe, frutos do mar, carne vermelha, frango, queijo, legumes e verduras de baixo teor de carboidratos (desculpem, fãs de milho e cenoura), ovos, iogurte natural e gorduras (olá, abacate). Você evita os alimentos que contêm muito açúcar e carboidratos, incluindo várias frutas, grãos e legumes. 

Por isso, muita gente que experimenta a dieta keto tem uma série de sintomas e efeitos colaterais quando o corpo está se adaptando a esse novo estilo de alimentação. Eis alguns deles:

Parece uma gripe

No início da dieta keto, seu corpo tem de passar por vários ajustes antes de chegar à cetose. Nesse período, muita gente relata sensações parecidas com as de uma gripe: dor de cabeça, cansaço e náusea, diz Priya Khorana, médica especializada em nutrição e fisiologia do exercício.

A chave é manter-se hidratado e com os níveis de sais em dia, afirma Khorana. A boa notícia é que essa “gripe” não dura muito tempo.

Você sente desejo de carboidratos

Se você está acostumado a comer muitos carboidratos, vai sentir falta na fase inicial da dieta.

“É uma questão de lógica. Se te dizem que você não pode comer carboidratos durante uma semana, vai sentir muita vontade”, afirma De Latour. Além disso, suas células sentirão falta da fonte de energia a que estão acostumadas.

Mas, quando começa a cetose e seu organismo se adapta à nova alimentação, os desejos por alimentos cheios de carboidratos e açúcar provavelmente vão reduzir (Essa também é uma boa oportunidade para lembrar que os carboidratos não são o inimigo e você ainda precisa consumi-los para que seu organismo funcione de maneira ótima. Até mesmo durante a dieta keto você vai comer alguns alimentos ricos em carboidratos.)

Você pode sentir menos fome

Costumamos associar regime a passar fome, mas com a dieta keto normalmente acontece o contrário, porque não há limites nas quantidades de alimentos ingerida, somente nos tipos.

De Latour afirma que as proteínas e gorduras dão uma sensação maior de saciedade – mais rapidamente, e por mais tempo ―, porque elas demoram mais para ser digeridas. Os carboidratos, por sua vez, são processados rapidamente pelo organismo.

Você provavelmente vai perder gordura

Se você estiver seguindo o regime estritamente – uma alimentação composta por 75% de gorduras, 20% proteínas e 5% carboidratos ―, provavelmente perderá gordura (e quilos na balança).

“Uma pequena redução na massa gorda foi notada em estudo científicos com indivíduos que seguem uma dieta cetogênica. Mas, na vida real, é difícil manter essa dieta, composta de 70%-75% de gorduras”, diz Ania Jastreboff, endocrinologista da Universidade Yale.

A maioria dos especialistas diz que não é seguro fazer essa dieta durante muito tempo. Além disso, há poucas pesquisas sobre seus efeitos de longo prazo, tais como a continuidade da perda de gordura ao longo do tempo.

Você vai fazer muito xixi

Quando seu organismo entra em cetose, os rins liberam mais sódio e fluidos, o que causa enchimento da bexiga. Conte com muitas idas ao banheiro.

“Conforme o corpo vai queimando a glicose armazenada no fígado e nos músculos, nos primeiros dias da dieta cetogênica, você vai liberar muita água”, diz Khorana.

Quando você urina com frequência, perde muitos eletrólitos e minerais. Isso pode causar desidratação e cãibras, então é importante repor essa água.

Você pode ter constipação

Muita gente fica constipada ao fazer a dieta keto. Quando há perda de fluidos, você corre o risco de constipação, segundo De LaTour.

“A principal função do cólon é regular os fluidos do corpo. Se o organismo está desidratado, o cólon vai sugar mais água das fezes, o que significa fezes mais duras e infrequentes”, afirma De LaTour.

Para evitar o problema, beba bastante água e tente aumentar o consumo de fibras (abacate, sementes de chia, couve e nozes como pecãs e amêndoas).

Sua energia vai cair, mas depois pode disparar

No começo da dieta, é provável que seu nível de energia despenque.

Mas, como outros efeitos colaterais, seu corpo vai se adaptar e tudo volta ao normal. Você ainda está providenciando combustível para o corpo, trata-se apenas de um tipo diferente. Alguns seguidores da dieta keto afirmam que, passado o período de ajustes, aumentam o foco e a energia.

Todo corpo é único e responde de forma peculiar às várias dietas, afirma Jastreboff. Você pode sentir todos esses sintomas, ou nenhum deles. 

Não existe um plano de alimentação perfeito, que sirva para todo mundo. Converse com seu médico antes de fazer uma revolução na sua dieta. Se tentar a keto, mas não sentir-se muito bem, também recomendamos conversar com o médico. Ele pode indicar um regime que funcione para você.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *