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Segunda-Feira 06.jul.2020

Ano VIII - Nº 400

Viver bem

Não faça dietas malucas antes do Natal

Estas pequenas estratégias vão te fazer aproveitar o fim de ano sem meter o pé na jaca

Postado em 10 de Dezembro de 2019 - Luiza Belloni - Huffpost

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Peru, chester, tender, maionese, farofa, arroz com passas, torta, pavê... Faltando poucas semanas para o fim do ano, muitos brasileiros já estão se preparando para o Natal e Ano Novo. E, neste período, o que não falta nas casas brasileiras é mesa farta. 

Mas, para aqueles que querem ― tentar ― reduzir os danos do fim de ano para a saúde, aqui estão pequenas estratégias para você não meter (completamente) meter o pé na jaca: 

Coma com atenção

É tentador assistir ao show do Roberto Carlos enquanto você bate o rango, sabemos. Mas evite distração na hora da ceia ― seja a TV, celular ou o parente sentado ao lado. Dar atenção ao que está comendo é fundamental para seu cérebro entender e processar melhor o ato. Além disso, praticando o “mindfulness”, você consegue sentir quando está satisfeito e, por consequência, comer menos. 

Isso não é só bom para você maneirar nas porções, mas também para saborear melhor o alimento. Afinal, quem nunca comeu com tantas distrações ao redor que nem sentiu direito o que estava comendo? 

Não faça dietas malucas antes das festas

Repetimos: não faça dietas malucas antes do Natal. Sabemos que a estratégia é “secar” antes de meter o pé na jaca, mas isso não dá certo a médio e longo prazos. O ideal é aproveitar as festas, mas com moderação. 

Ao fazer uma dieta muito restritiva (várias pesquisas já comprovaram sua ineficiência!), as chances de você cometer exageros é grande, pois você vai “descontar” toda a gula em apenas uma refeição — e provavelmente se sentirá mal após o ato. É o sentimento de culpa e descontrole que você deve evitar.

O mais indicado é comer saudável antes e depois da ceia e, durante ela, coma o que tem vontade.

Espere 15 minutinhos antes de repetir

Esta regra é batida, mas funciona, viu? Antes de você pensar em repetir algum prato ou a sobremesa, espere entre 15 e 20 minutos. Este é o tempo que seu cérebro processa que você já comeu e, portanto, que você já está satisfeito. Se depois desse tempo, ainda quiser comer algo, vá em frente e seja feliz! 

Se for beber álcool, intercale com um copo de água

Se você não abre mão de encher o caneco no fim de ano, uma outra dica para reduzir os danos é intercalar com água. Bebeu um copo de cerveja? Beba outro igualmente cheio de água e assim vai. Dia seguinte, você estará mais hidratado e pode até evitar a terrível ressaca. 

Não abra mão do exercício

Não é porque o fim do ano chegou que você pode se esquecer do exercício físico. Apesar da habitual correria nesta época, reserve um tempinho para fazer uma musculação, caminhada, aula de dança ou corrida. Você vai se sentir mais leve, disposto e saudável. 

Beba bastante água

Beba água antes, depois, durante a ceia... Quantas vezes você quiser. Quanto mais, melhor. Além de ajudar a manter a saciedade, a água ajuda a eliminar a retenção de líquido, que é comum nesta época do ano.

Comidas com muito sal e bebidas alcoólicas normalmente nos deixam mais “inchados” e beber muita água ajuda nisso. 

A.P.R.O.V.E.I.T.E.

Festas de fim de ano acontecem só uma vez... Por ano! Não deixe de aproveitar este momento com pessoas que você ama só por causa do medo de cair em tentação ou se sentir culpado por “ter comido demais”. Coma o que tem vontade, se permita a saborear sua comida favorita e beba com moderação o seu vinho ou sua cervejinha.

O Natal traz mais benefícios ao seu bem-estar e saúde mental do que impacto real ao seu peso ― portanto, não encane!


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