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Sábado 14.dez.2019

Ano VIII - Nº 375

Viver bem

Os alimentos ricos em vitaminas B, capazes de prevenir o envelhecimento cerebral

Você sabe onde encontrar estas vitaminas poderosas?

Postado em 12 de Novembro de 2019 - Raquel Marín - HuffPost

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As vitaminas do grupo B (em particular B6, B9 e B12) são fundamentais para o cérebro durante toda a sua vida. Além disso, elas ajudam a evitar o acúmulo de homocisteína, uma substância tóxica.

Como eliminar a homocisteína? 

A homocisteína é um resíduo metabólito que o organismo produz normalmente. Em condições normais, somos capazes de eliminá-la. Quando a eliminação não ocorre de maneira eficaz, pode haver aumento do risco de aterosclerose – a acumulação de lipídios, células inflamatórias e outros elementos nas paredes das artérias, o que leva ao enrijecimento desses vasos sanguíneos. Além disso, a homocisteína danifica indiretamente os neurônios.

A eliminação da homocisteína é fácil, mas para que ocorra é necessária a presença de vitaminas B6, B9 (ou ácido fólico) e B12. Se houver carência dessas vitaminas, são maiores os riscos de demência, mal de Alzheimer e doenças neurodegenerativas em geral. 

A vitamina B previne contra doenças mentais

Uma publicação recente indica um consenso internacional segundo o qual os níveis elevados de homocisteína no sangue (de 5% a 30% acima do normal) representam risco de deterioração cognitiva, mal de Alzheimer e demência em idosos.

Estes níveis mais elevados se devem essencialmente a carência dessas formas da vitamina B. Em geral, a vitamina B é encontrada em vários alimentos, portanto a prevenção depende apenas de uma alimentação balanceada.

A seguir mencionamos alguns alimentos ricos em vitaminas B6, B9 e B12, para que você os incorpore em sua dieta de maneira regular.

Fontes naturais de vitaminas B6, B9 e B12

Vitamina B6: A deficiência de vitamina B6 pode aumentar o risco de depressão e baixar a imunidade.

A vitamina B6 é abundante em: aves (frango, peru, codorna, pato etc.), grão de bico, atum, cereais e batatas.

Vitamina B9: A deficiência de vitamina B9 pode resultar em dor de cabeça, irritabilidade, mudanças de humor e falta de concentração.

A vitamina B9 é abundante em frutas e verduras, como brócolis, espinafre, alface, acelga, salsinha, agrião, abacate, mamão, laranja e frutas secas. 

Vitamina B12: A carência de vitamina B12 gera déficit de memória, depressão e em geral perda das funções cognitivas. 

A vitamina B12 é abundante em carnes e peixes, portanto veganos que não consomem ovos ou laticínios podem ter déficit dessa vitamina. Eis alguns alimentos ricos em vitamina B12:

Fígado (de frango, cordeiro, vaca, porco etc.), mariscos de concha em geral, salmão, carne de vaca e laticínios (iogurte, queijo, leite etc.)

Consumir estes alimentos de forma regular pode manter os níveis de homocisteínas sob controle, desde que não existam outros problemas metabólicos específicos.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost España e traduzido do inglês.


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