29/03/2024 - Edição 540

Viver Bem

Maneira que bebês se mexem pode inspirar movimentos dos adultos

Publicado em 16/09/2014 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Você já reparou como os bebês são flexíveis? E quando eles levantam, já percebeu que sempre buscam um apoio? Esses movimentos dos pequenos podem ensinar muito aos adultos. Uma das vantagens é que os bebês usam o corpo inteiro e não apenas um pedaço, como os adultos. Segundo a educadora física Mônica Monteiro, o ideal é que os músculos trabalhem sempre em conjunto.

Ao levantar da cama, por exemplo, muitas pessoas nem reparam que forçam muito a coluna e isso é errado – o ideal é se apoiar de lado, flexionar os joelhos e cotovelos e só depois se levantar, da mesma maneira que fazem os bebês.

Se a pessoa estiver sentada, o ideal é que, para se levantar, ela apoie primeiro os joelhos, depois as mãos e só depois desenrole toda a coluna e o corpo. O fisioterapeuta Maurício Garcia alerta que é fundamental aprender a desenrolar a coluna durante as atividades do dia a dia, para que haja um menor sofrimento das estruturas dos músculos e vértebras. Com um movimento simples desse, já é possível evitar dores e outros incômodos no fim do dia.

Outro ensinamento importante dos bebês é o uso de um apoio para se locomover e realizar as atividades do dia a dia. Mônica Monteiro explica que normalmente os adultos se acostumam apenas com dois apoios, o que pode sobrecarregar o corpo. Por isso, utilizar um apoio é um hábito muito mais seguro, como alertaram os especialistas.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *