26/04/2024 - Edição 540

Saúde

Quais as diferenças entre doenças causadas por vírus e bactérias (e quais as mais comuns)?

Publicado em 29/10/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

São poucas as semelhanças entre os vírus e as bactérias. Os dois têm uma alta capacidade de multiplicação e, como todos os micróbios, não podem ser vistos a olho nu. Mais importante, tanto as doenças causadas pela bactéria como pelo vírus podem ter consequências graves. No entanto, o tratamento é diferente: enquanto doenças bacterianas podem ser tratadas com antibióticos, os vírus não são sensíveis a esses medicamentos e apresentam um grau de dificuldade maior na hora de serem combatidos.

Doenças bacterianas

As bactérias têm uma particularidade: o corpo humano é repleto desses microrganismos, que também cumprem uma função positiva para a manutenção da saúde. Os lactobacilos, por exemplo, são um gênero de bactérias presentes em alimentos como queijo e iogurte e auxiliam a flora intestinal, além de contribuir para a digestão.

Apesar dos benefícios, nem todas bactérias são boas. Alguns desses microrganismos unicelulares e sem núcleo definidos (procariontes) são responsáveis por doenças como tétano, pneumonia, tuberculose, botulismo e disenteria. O tratamento costuma ser a partir da administração de antibióticos, que devem ser tomadso corretamente para evitar a multiplicação das bactérias mais resistentes que ainda não foram eliminadas.

Viroses

Já os vírus, que são seres acelulares menores que as bactérias, são parasitas, pois só conseguem se reproduzir no interior de células vivas. Eles provocam doenças de tratamentos considerados mais complexos, como herpes, HIV/aids, sarampo, dengue, raiva e gripe.

Enquanto os antibióticos matam as bactérias, o mesmo não acontece com os vírus, por conta da característica de reprodução no interior das células hospedeiras. O tratamento envolve antivirais, mas boa parte das doenças não têm cura. A vacinação é uma das medidas mais importantes para a prevenção contra doenças causadas por vírus, assim como manter uma ótima higiene e fazer o uso de camisinha durante as relações sexuais.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *