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Quarta-Feira 13.nov.2019

Ano VIII - Nº 371

Viver bem

Esta é a melhor fruta para você comer no café da manhã

Consumir fruta rica em fibras na primeira refeição do dia pode ajudar a controlar o açúcar no sangue, indicam estudos

Postado em 29 de Outubro de 2019 - Luiza Belloni – Huffpost

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Diabetes tipo 2 é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue. Se não tratada devidamente, ela pode trazer uma série de complicações, como a falência dos rins, infarto e perda de visão. Só no Brasil, mais de 12,5 milhões convivem com a doença e precisam controlar a glicemia no sangue.

Para monitorar o nível de glicemia no sangue, entidades encorajam seguir uma dieta saudável, sem eliminar alimentos naturais como legumes, grãos e frutas, mas certos tipos de alimentos, como doces e industrializados, devem ser limitados. 

Muita gente acredita que comer muito açúcar causa diabetes e acaba cortando totalmente do cardápio fontes naturais de açúcar, como as frutas. Mas a questão não é tão simples. O diabetes tipo 2 é causado por fatores genéticos e estilo de vida, como obesidade, alimentação e sedentarismo. 

Estar acima do peso contribui para o risco de desenvolver diabetes e uma das medidas para prevenir a doença é reduzir o consumo de bebidas açucaradas no geral, como refrigerantes, sucos e chás industrializados e bebidas energéticas, por exemplo, mas consumir frutas faz bem para a saúde

“Uma refeição saudável significa, geralmente, a mesma coisa para uma pessoa com diabetes e uma pessoa sem diabetes. Com pouca gordura, principalmente saturada e trans; moderada em sal e açúcar; privilegiando cereais integrais, vegetais e frutas”, informou a Sociedade Brasileira de Diabetes

Quando se trata da primeira refeição do dia, o café da manhã, um alimento que você pode considerar comer é a goiaba.

De acordo com o site britânico Expresso, estudos sugerem que esta fruta ― que é abundante em solo brasileiro ― pode melhorar o controle do açúcar no sangue. E comê-la no café da manhã, após o jejum noturno, pode ser ideal para que o corpo absorva seus nutrientes. 

O site cita diversos estudos feitos em animais e humanos que mostraram que a goiaba pode melhorar os níveis de açúcar no sangue e ajuda a controlar a longo prazo a glicemia e a resistência à insulina. Um dos estudos com 20 voluntários com diabetes tipo 2 revelou que beber chá de goiaba reduziu os níveis de açúcar no sangue após uma refeição em mais de 10%.

Mas o que faz a goiaba ser uma ótima opção para quem quer controlar o açúcar no sangue? Segundo o site NDTV, a fruta tem índice glicêmico baixo, é rica em fibras, o que ajuda a regular o intestino, e ainda tem poucas calorias. Uma goiaba média tem cerca de 37 calorias. 

Além disso, a fruta tem grande valor nutritivo: é rica em vitamina C, A e B, antioxidantes e ainda facilita a absorção de ferro da dieta. 

É preciso lembrar que o consumo de goiaba ― e outras frutas ― deve ser diário, mas limitado, acompanhado por uma alimentação saudável e exercícios físicos frequentes. Além disso, vale destacar que estas dicas não substituem uma consulta com médico ou nutricionista.


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