19/04/2024 - Edição 540

Viver Bem

Castanhas podem prevenir aumento de peso com o avanço da idade, indica estudo

Publicado em 29/10/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Comer mais castanhas ― como castanha de caju, noz, amêndoas, entre outras ― pode desacelerar o ganho de peso com o passar da idade, sugeriu um estudo publicado no jornal científico BMJ

Substituir alimentos pouco saudáveis por uma porção de castanhas por dia pode diminuir as chances de uma pessoa ficar obesa com o envelhecimento. O estudo, realizado por pesquisadores americanos, indica que esta simples mudança na rotina pode diminuir as chances do aumento de peso progressivo com o envelhecimento, a longo prazo. 

Para chegar ao resultado, pesquisadores da Universidade Harvard analisaram por anos os dados de peso, dieta e atividade física de três grupos de pessoas: 52 mil profissionais da área de saúde entre 40 e 75 anos, 121 mil enfermeiras com idade entre 35 e 55 anos e 116 mil enfermeiras com idade entre 24 e 44 anos. 

A cada quatro anos, os participantes eram questionados sobre seu peso e quantas castanhas eles consumiam por dia. Eles reportavam a rotina de exercícios a cada dois anos. 

Foi descoberto que o aumento do consumo de qualquer tipo de castanha estava diretamente relacionado à manutenção de peso e ao menor risco de obesidade. O hábito de consumir cerca de 15 gramas por dia também foi associado a menor risco de ganhar dois ou mais quilos a cada quatro anos.

Castanhas são ricas em gorduras insaturadas, chamadas de gorduras “boas”, além de vitaminas, minerais e fibras. Por ser também rica em calorias, elas devem ser consumidas com moderação. É indicada uma porção de 15 gramas por dias (um punhado). 

Os resultados, contudo, não podem ser considerados definitivos, pois o estudo é observacional e há muitas variantes a considerar. Mesmo assim, os pesquisadores acreditam que as castanhas exercem um papel importante para a manutenção do peso porque ingeri-las requer mais esforço para o organismo do que fast-food ou snacks pouco saudáveis, como bolacha de água e sal, biscoitos, pães brancos ou doces. Por conter fibras, as castanhas também prolongam a saciedade.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *