26/04/2024 - Edição 540

Brasil

5 estratégias para se proteger de um ataque hacker

Publicado em 10/10/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Você já deve ter ouvido aquela dica básica: “nunca use a mesma senha em sites diferentes”. Mas, provavelmente, faz como boa parte dos mortais e… usa a mesma senha para sites diferentes.

“A sensação que eu tenho é que o brasileiro é descuidado. Ele é crente até o problema acontecer”, observa Frederico Tostes, gerente da Fortinet no Brasil, companhia especializada em softwares de segurança para empresas. “Na vida real, muitas pessoas têm desconfianças porque vivem num país com muita violência, mas no mundo digital não tomam os mesmos cuidados”, pontua.

Está na hora de mudar esse hábito – e adotar outros que garantem maior proteção as suas informações pessoais na internet. Em uma coletiva de imprensa durante o Xtreme2019, evento que acontece em Cancun, no México, entre os dias 6 e 11 de outubro, o vice-presidente da Fortinet na América Latina, Pedro Paixão, deu algumas dicas básicas para você manter seus dados sempre seguros. Confira – e coloque-os em prática já.

1. Tenha senhas diferentes
Nunca use a mesma senha para o e-mail, a Netflix ou sua loja de e-commerce favorita. “As senhas são nossa primeira e última defesa”, afirma Paixão. E você deve estar pensando: “Mas são muitas senhas para memorizar!”. De fato. A melhor forma de fazer isso está no próximo tópico.

2. Tenha um gerenciador de senhas
Busque na loja de aplicativos do seu celular e certamente encontrará diversas opções de apps cuja finalidade é guardar suas senhas. “É mais seguro do que ter um documento no computador ou no e-mail”, assegura o especialista.

3. Nunca clique em links suspeitos
Ter senso crítico é fundamental. Não importa qual seja a fonte: antes de clicar no link que seu pai, avó ou mesmo chefe enviou, certifique-se de que a pessoa de fato fez o disparo. E, ainda assim, mantenha a desconfiança, porque a própria pessoa pode ter sido vítima de um ataque. Sempre que possível, não clique. O mesmo vale para seu banco, ok?

4. Faça as atualizações necessárias no seu telefone ou computador
Pode parecer uma chatice e perda de tempo, mas fazer as atualizações que seu celular e computador pedem é fundamental – e algo que muita gente ignora. “Um estudo mapeou as diferenças entre profissionais de segurança e usuários comuns, e as atualizações foram as principais: os profissionais sempre mantêm seus equipamentos atualizados”, relata Pedro Paixão. 

5. Tenha um computador exclusivo para documentos importantes
Na sua casa tem aquele computador que todo mundo usa? Melhor não confiar nele para fazer seu imposto de renda, realizar transações bancárias ou guardar documentos importantes. O especialista recomenda formatar o computador com softwares de segurança (se preciso, conte com a ajuda de um profissional) e usá-lo apenas para essas atividades. Melhor deixar outra máquina para jogos, músicas e redes sociais.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *