19/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Dourados sedia abertura nacional do plantio da soja

Publicado em 12/09/2014 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A cidade de Dourados sedia nos dias 24 e 25 deste mês de setembro a abertura do plantio nacional da soja. Os eventos que marcam o início do cultivo da oleaginosa no país acontecem no Sindicato Rural de Dourados, com a presença da mídia nacional, incluindo a caravana ‘Soja Brasil’, do Canal Rural.

De acordo com Maurício Saito, presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), entidade que organiza o evento, a escolha de Dourados é em função de o município ser um pólo regional muito importante de produção de soja no Brasil. Ele também destaca a importância do Estado no cenário nacional de produção agrícola.

A abertura oficial acontece no dia 24, uma quarta-feira, às 9h, com participação de autoridades federais e estaduais. Durante a tarde deste dia e todo o dia 25 haverá uma série da atividades para o produtor, entre elas um workshop sobre a lagarta Helicoverpa, que preocupa bastante os produtores.

A carreta do Canal Rural ficará estacionada em Dourados nos dois dias, com várias atividades ao produtor e divulgando a produção da região. A estrutura do evento no Sindicato Rural compreenderá ainda de tendas de empresas produtores de máquinas e insumos, que divulgarão novas tecnologias aos produtores.

Safra

A safra – A safra 2014/2015 no Brasil tem estimativa de produção recorde, na casa das 94 milhões de toneladas, um aumento de quase 9% em relação à 2013/2014, que foi de 86 milhões de toneladas.

Para o presidente nacional da Associação dos Produtores de Soja do Brasil, Almir Dalpasquale, que é de Mato Grosso do Sul, a nova safra exige um novo desafio para o produtor. Ele lembrou que os sojicultores não devem se preocupar somente com os preços, mas também com o clima.

“Uma nova safra sempre é um desafio para os produtores. Além dos preços, o clima é outro fator importante para ficarmos de olhos. Não podemos nos esquecer de que precisamos da ajuda de São Pedro para uma boa safra”, disse.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *