Semana On

Domingo 17.nov.2019

Ano VIII - Nº 372

Comportamento

Mulheres com depressão têm maiores riscos de desenvolver doenças crônicas

De acordo com novo estudo, pacientes com um quadro depressivo adquirem maiores riscos de sofrer enfermidades como diabetes e câncer

Postado em 08 de Outubro de 2019 - Galileu

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, indicou que mulheres que têm sintomas de depressão adquirem maiores riscos de desenvolver doenças crônicas, como diabetes, doenças do coração e câncer.

Pode existir, segundo os pesquisadores, uma similaridade genética ou biológica entre o quadro depressivo e o desenvolvimento de uma doença crônica. Os pesquisadores utilizaram dados do Australian Longitudinal Study on Women's Health, que acompanhou mulheres de meia idade durante um período de 20 anos.

De acordo com as informações coletadas, as pessoas que apresentavam sintomas ligados à depressão ao longo da vida tiveram 2,4 vezes mais chances de sofrerem com doenças crônicas em comparação às mulheres que não conviviam com o distúrbio 

De acordo com os pesquisadores, inflamações no corpo já foram ligadas à depressão e à manifestação de enfermidades crônicas físicas. Para evitar o desenvolvimento dessas doenças, os especialistas que participaram do estudo recomendam exercícios regulares e uma dieta balanceada.


Voltar


Comente sobre essa publicação...