28/03/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Corumbá inicia aplicação da segunda dose da vacina HPV em 9 postos

Publicado em 12/09/2014 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Prefeitura de Corumbá está disponibilizando nove unidades de saúde na campanha de vacinação contra Papiloma Vírus Humano (HPV). A meta é vacinar 3.700 adolescentes. O coordenador de imunização da Secretaria de Saúde, Wangley Campos, informou que as doses já se encontram nas unidades de saúde do Município.

“Nesta segunda etapa as meninas na faixa etária de 11 a 13 anos, devem seguir a data base da primeira dose, ou seja, se a primeira dose foi aplicada no dia 25 de março, elas devem comparecer ao posto somente no dia 25, porque aí completa os seis meses. Não adianta aparecer antes que essa dose não será aplicada, pois não está no tempo correto”, explicou.

Quem anda não tomou a primeira dose, deve procurar uma unidade de saúde para se imunizar. A vacina é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para adolescentes do sexo feminino de 11 e 13 anos. Para as indígenas, a vacinação é a partir dos 09 anos até os 13, época mais favorável para a aplicação da dose, uma vez que as mesmas ainda não iniciarão a vida sexual, não foram expostas ao vírus.

HPV

O HPV é a principal causa do câncer de útero e a imunização só estará completa depois de três doses. A segunda deverá ser tomada seis meses após a primeira e a terceira após cinco anos.

O HPV é um condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista. Trata-se de uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV – alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus.

Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres.

Locais

Nesta campanha, as unidades de saúde que estão dispo nibilizando a vacina são: Ênio Cunha II, no Bairro Dom Bosco; Padre Ernesto Sassida, no bairro Dom Bosco; Popular Velha, no Bairro da Popular Velha; Fernando Moutinho, no Cristo Redentor; Kadwéus, no Kadwéus; São Bartolomeu, no Guarani; Breno de Medeiros, na Popular Nova; Ênio Cunha I, na Cervejaria, e no Posto de Saúde da Ladeira, na Ladeira Cunha e Cruz.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *