28/03/2024 - Edição 540

Judiciário

OAB/MS entrega carteira de número 25.000

Publicado em 04/10/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), alcançou nesta semana a entrega da carteira número 25.000. Ao todo 51 novos advogados (as) receberam o documento que lhes dá o poder de atuação nesta tarde.

Ao discursar, o Vice-Presidente Gervásio Alves de Oliveira Junior destacou que todas as profissões têm as suas virtudes, problemas e dificuldades e que a advocacia também tem as suas, mas é possível vencer. “Sempre digo essa frase: o sol nasceu para todos. Sempre há um campo de trabalho que podemos alcançar e ocupar o nosso espaço. Para isso não precisa ser mau profissional, não precisa extrapolar os limites éticos. Em nossa profissão lutamos e defendemos o que há de mais sagrado na pessoa humana, que é a sua liberdade, o seu patrimônio, seus direitos de ir e vir, o respeito ao seu suor, igualdade e desigualdade nas suas peculiaridades”, explicou.

Gervásio também falou da função do advogado em atuar pela defesa da cidadania e do estado democrático de direito. “Não há advocacia onde impera o absolutismo, onde não há leis e respeito a elas. Vocês, aos proclamarem o respeito às leis e ao estado democrático de direito, estão sedimentando o espírito, o caminho que devem nortear todas as suas atividades. Assim, exercerão uma nobilíssima contribuição à sociedade e ao desenvolvimento do nosso País, principalmente a todos vocês dentro do princípio maior de que a utilidade que prestamos a nós mesmos é igualmente proporcional àquela que praticamos a toda a sociedade”.

Discurso do Presidente

Mansour Elias Karmouche começou seu discurso dando as boas-vindas aos novos advogados. “É com muita satisfação que nós recebemos vocês aqui para essa solenidade de compromisso para entrega de carteira. Esta instituição, além de fazer a defesa da sociedade, agrega e recebe vocês com muito carinho e amor”.

O Presidente da OAB/MS reforçou em seu discurso a importância da profissão e das prerrogativas. “Quando alguém tem um direito violado é que se entende para que serve um advogado. A OAB serve para isso, para defender a sociedade brasileira. Vocês somam hoje 100 novos colegas, com o compromisso feito pela manhã, que se juntam a mais de um milhão de advogados e advogadas no mercado de trabalho”.

Ele concluiu exaltando que “a Ordem de Mato Grosso do Sul tem feito esse compromisso: de combate à corrupção e mazelas públicas. Tudo isso, sempre dentro da lei e da Constituição Federal. E é isso que sempre pedimos para que se aja dentro das leis. Vocês têm a mesma responsabilidade e vamos cobrar isso. Peço que se dediquem à profissão e a utilizem da melhor forma possível. Se esforcem e sejam os melhores em tudo”, concluiu sendo aplaudido pelo auditório.

Carteira 25.000

A advogada Vanessa Machado Souza, de 22 anos, recebeu a carteira das mãos do Presidente da OAB/MS. Junto ao pai, emocionado, ela agradeceu a conquista e explica que Direito não foi à primeira opção, mas ao ter contato, se apaixonou pela advocacia. “Eu queria fazer Administração ou Contabilidade, mas pelas oportunidades na área decidi pelo Direito. Não me arrependo. Amei. Fiz a escolha certa”.

“Receber essa carteira hoje é a realização de um sonho para mim e para minha família”. Foram cinco anos de faculdade difíceis. Na metade da faculdade, eu perdi minha avó, eu morava com ela e meu pai, ela me criou. Foi uma perda terrível. Quase desiste, mas tive auxílio da minha família, principalmente de meu pai. Terminar a faculdade e já receber a carteira foi maravilhoso”, diz Vanessa que agora pretende junto a uma amiga, que recebeu carteira de manhã, e o namorado abrir um escritório.

Sem esconder a emoção, o pai, Pedro Paulo Souza Sobrinho, disse estar orgulhoso da filha e da carreira escolhida. “Gratidão. Tivemos muito trabalho nos cinco anos, mas a Vanessa sempre se empenhou. Ela é merecedora, campeã. É mérito não da família, que ajudou sempre, mas dela”.

Mãe e filha

Duas gerações na busca do mesmo sonho: tornarem-se advogadas para atuar na defesa da sociedade. Foi com esse propósito que mãe e filha não mediram esforços, dedicaram-se e conquistaram a aprovação no Exame de Ordem. Juntas, selaram o compromisso e receberam a carteira para o exercício da profissão.

Quando anunciadas, Dagma Lourdes Lisboa, de 45 anos, e Gabriela Caprini, 23 anos, subiram ao palco diante de muitos aplausos, expressões de surpresa e receberam as carteiras das mãos da Diretoria da OAB/MS. Dagma conta que é formada desde 2015. Prestou algumas provas do Exame de Ordem, até mesmo com a filha, mas que somente depois de Gabriela é que conseguiu a aprovação.“É muito importante eu receber essa carteira, sendo ao lado da minha filha a realização deste sonho torna-se ainda mais especial”, comemorou.

Gabriela falou da emoção em receber a carteira junto à mãe. “Passei no Exame primeiro e depois logo ela passou. Então, coincidentemente, estamos recebendo juntas. Estudei bastante e vejo agora, no final, que toda dedicação valeu a pena. É de muita alegria compartilhar esse momento com a minha mãe”, frisou.

A mesa de honra da solenidade de entrega de carteiras foi composta pelo Presidente da OAB/MS Mansour Elias Karmouche; Vice-Presidente Gervásio Alves de Oliveira Júnior; Secretário-Geral Stheven Razuk; Diretor-Tesoureiro Marco Rocha; Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS) José Armando Amado; Presidente da Comissão da Jovem Advocacia Janine Delgado; Presidente da Comissão de Exame de Ordem André Fredo; e Presidente da Comissão de Direito Militar Paulo Doreto.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *