Semana On

Quinta-Feira 05.dez.2019

Ano VIII - Nº 374

Mato Grosso do Sul

Enquete da Semana On mostra que Moro supera Bolsonaro nas cinco maiores cidades de MS

Apesar de não haver uma terceira opção na enquete, número expressivo de leitores disseram que não votariam em nenhum dos dois

Postado em 27 de Setembro de 2019 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Uma enquete realizada no Facebook pela revista Semana On, entre os dias 20 e 27 de setembro, ouviu moradores das cinco maiores cidades de Mato Grosso do Sul (Campo Grande, Dourados, Corumbá, Três Lagoas e Ponta Porã) sobre sua preferência entre Jair Bolsonaro e Sérgio Moro, caso houvesse disputa da presidência da República entre ambos. O atual ministro da Justiça angariou 59% (305 votos) da preferência dos participantes, contra 41% (211 votos) do presidente. A enquete contou com a participação de 516 leitores.

Apesar de não haver uma terceira opção na enquete para ouvir aqueles que não votariam nem em Bolsonaro nem em Moro, 172 leitores usaram os comentários da enquete para expressar sua opinião: para estes, se tivessem que optar entre ambos, a melhor opção seria o voto nulo, branco ou a abstenção.

Contabilizando-se o voto destes leitores, o resultado seria o seguinte: Sergio Moro 44% (305 votos), Jair Bolsonaro 31% (211) e nenhum dos dois 25% (172 votos).

O resultado da enquete promovida pela Semana On aproxima-se do que mostrou recente pesquisa do Instituto Datafolha comparando a performance de Bolsonaro e Moro. No levantamento, o titular da pasta da Justiça e Segurança Pública, apareceu com os melhores resultados da Esplanada: 94% dos entrevistados disseram conhecê-lo e 54% consideram sua gestão como “ótima” ou “boa”. Outros 24% a consideram “regular”, 20% responderam que é “ruim” ou “péssima” e 2% não opinaram.

Em outros índices, Bolsonaro teve 38% de reprovação entre os entrevistados e 30% classificaram seu mandato até aqui como “regular” (2% também não responderam). O Datafolha ouviu 2.878 pessoas em 175 municípios de todas as regiões do país e divulgou que o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Embora siga como a mais alta, a taxa de aprovação de Moro apresenta trajetória de queda desde o início do mandato. Em abril, pesquisa semelhante feita pelo mesmo instituto resultou em 63% de boas avaliações, enquanto outro levantamento de julho teve 55%.

Desde junho, diálogos obtidos pelo site The Intercept são divulgados na imprensa expondo conversas de procuradores de Lava Jato e levantando questões sobre decisões de Moro. O Datafolha não apresentou dados específicos sobre esse tema no levantamento divulgado nesta quinta, mas, em julho, 58% reprovaram sua conduta em conversas com procuradores da Lava Jato e disseram que suas decisões como juiz deveriam ser revistas, mas 55% eram contra ele deixar o cargo.


Voltar


Comente sobre essa publicação...