Semana On

Sábado 05.dez.2020

Ano IX - Nº 422

Coluna

Ervas e Especiarias

Confira uma deliciosa receita de manteiga com ervas.

Postado em 09 de Setembro de 2014 - Vera Chaves

Ervas para que te quero. Ervas para que te quero.

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Podemos temperar um prato visando aguçar os nossos sentidos, seja o olfato, dando a ele um especial perfume, a visão, dando a ele uma cor ou um brilho atraente e  o paladar, dando a ele um sabor inigualável. Isto poderá ser feito com o uso de ervas ou especiarias.

As ervas são as folhas frescas ou secas das plantas, como a salsa e a cebolinha, e devem ser acrescentadas na receita somente ao final do cozimento para que conservem o sabor e a cor.

Compre o suficiente para usar no máximo em uma semana. O tempo de validade das ervas secas é em torno de três meses, mais prefira as ervas frescas, o sabor é inigualável. Para guardar as ervas secas, tome alguns cuidados: evite que elas fiquem expostas ao sol e mantenha sempre em embalagens fechadas.

Já as especiarias são os frutos, sementes, flores, caule casca, e raízes das plantas, marcantes pelos seus sabores e aromas como a noz moscada, semente do coentro, raiz do coentro. Prefira comprar inteiras e não moídas, que perdem sabor e aroma após cerca de um mês.

Algumas sementes ao serem amassadas liberam o sabor e aroma, como a pimenta do reino, endro, coentro, cominho, entre outros, isso porque, inteiras, elas mantém o óleo essencial protegido por mais tempo. É esse óleo que dá sabor aos alimentos.

Para aproveitar melhor este sabor é manter as especiarias armazenadas por inteiro, moendo conforme a necessidade ou guardadas moídas em pequenas quantidades para uso rápido.

Uma boa seleção de ervas e especiarias na despensa da sua casa pode acrescentar muita coisa aos seus pratos no dia-a-dia.

Uma deliciosa maneira de aproveitar todo o sabor das ervas é acrescentá-las a uma manteiga de boa qualidade. Confira a receite.

Manteiga de Ervas

Ingredientes

200 gr de Manteiga com sal

1 dente de Alho ralado

2 colheres de sopa de Ervas Frescas (Salsa, Manjericão, Tomilho e Alecrim); ou outras de sua preferência

1 colher de sobremesa de suco de limão

Raspas de 1/2 Limão

Preparo

Deixe a manteiga amolecer em temperatura ambiente até ficar com textura de pomada. Misture todos os ingredientes.

Enrole a manteiga em um plástico filme formando uma espécie de bisnaga  e leve ao freezer por pelo menos uma hora. Minutos antes de servir, corte fatias da manteiga com uma faca afiada e retire o plástico filme antes de usar.

Usar sobre bifes, medalhões de filé, omeletes, carnes assadas, filé de frango ou peixe.


Voltar


Comente sobre essa publicação...