Semana On

Sábado 14.dez.2019

Ano VIII - Nº 375

Coluna

Abóbora espaguete: o fruto nutritivo e pouco calórico que substitui o macarrão

Fruto não é comum no Brasil, mas ficou famoso por sua textura em fios que pode virar um espaguete em minutos

Postado em 25 de Setembro de 2019 - Luiza Belloni – Huffpost

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

popular nos Estados Unidos, a abóbora espaguete é cada vez mais utilizada como uma opção mais saudável (e vegana) à tradicional massa. 

Diferentemente do espaguete de abobrinha, que é apenas um corte no formato de macarrão, a abóbora espaguete leva esse nome por sua polpa que, depois de cozida ou assada, tem uma textura em fios e pode ser desfiada facilmente com auxílio de um garfo, se parecendo com um espaguete.

Além da textura, a abóbora espaguete também tem baixo teor calórico e é muito nutritiva. Ela é rica em vitaminas, principalmente A, B, C e E, ácido fólico, minerais, fósforo, zinco e tem bastante fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino.

Cerca de 100 gramas do produto têm apenas 27 calorias, 0,3 gramas de gorduras, 6,5 gramas de carboidratos e 0,7 gramas de proteína. 

Para preparar, basta assar o fruto por cerca de 30 a 40 minutos, cortá-lo ao meio, retirar as sementes e desfiar com um garfo. Também é possível fazer no microondas, cobrindo com filme PVC.

Depois disso, é só utilizar o molho de sua preferência. Ela também pode ser consumida como purê, gratinada ou em sopas. 

Onde encontrar

Por não ser originária do Brasil, você não vai encontrar a abóbora espaguete em qualquer supermercado, mas é possível achá-la em mercados e hortifrutis especializados ou em mercados municipais de suas cidades.

Em São Paulo, por exemplo, é possível encontrá-la no CEAGESP. Além disso, as sementes da abóbora estão a venda em sites especializados, como o Isla Sementes

Receita

Para quem ficou com água na boca, veja abaixo uma receita de abóbora espaguete ao curry, do canal Food Network:

Ingredientes (rende 4 porções)

1 abóbora espaguete média

1 colher de sopa de azeite ou manteiga sem sal

2 colheres de chá de gengibre finamente ralado

1 colher de chá de garam masala

2 colheres de sopa de suco de limão

4 colheres de chá de mel

1/4 colher de chá de sal

1/2 xícara de folhas de coentro picadas

Como fazer

Corte a abóbora pela metade e retire as sementes. Em uma forma para microondas, coloque o lado do corte para baixo e adicione 1 xícara de água. Cubra com filme de PVC e aqueça no microondas até ficar bem macio, facilmente penetrável por uma faca (15 a 18 minutos). Deixe descansar por 5 minutos. Retire o plástico e deixe descansar para esfriar um pouco.

Aqueça o óleo em uma pequena frigideira antiaderente, adicione o masala garam e o gengibre até ficar perfumado e, depois, adicione o suco de limão e o mel. Tempere com o sal. O molho deve ficar doce-amargo.

Usando um garfo, retire o conteúdo da abóbora para uma tigela, em longas tiras, parecidas com fios de macarrão. Misture com o molho e coentro. Tempere com sal adicional e pronto!


Voltar


Comente sobre essa publicação...