18/04/2024 - Edição 540

Mundo

Assista Greta Thunberg contra o colapso climático

Publicado em 24/09/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Estamos vivendo momentos assustadores. Como a ativista Greta Thunberg nos diz com tanta frequência: “Nossa casa está pegando fogo”. E acredito firmemente que há três coisas que precisam ser alinhadas se quisermos apagar as chamas. Primeiro, precisamos da coragem de sonhar com um tipo diferente de futuro. Para afastar o sentimento de apocalipse inevitável que permeou nossa cultura. Para nos dar um destino, um objetivo comum, uma imagem do mundo em que estamos trabalhando.

Mas esses sonhos são inúteis, a menos que estejamos dispostos a abraçar as outras duas forças. Uma é a necessidade de confrontar a verdade de nosso momento na história – a verdade de quanto já perdemos e de quanto mais estamos à beira de perder se não abraçarmos níveis revolucionários de mudança.

A outra coisa que precisamos fazer é a seguinte: encontramos nossa luta. Temos que nos unir através das diferenças e construir um poder credível e inabalável. Diante dos incêndios que agitam nosso mundo, temos que encontrar nosso próprio fogo. Verdade e fogo.

Greta Thunberg é uma das grandes reveladoras desta ou de qualquer outra época. Deixe-me refrescar suas memórias sobre algumas de suas linhas mais icônicas. Para os negociadores climáticos da ONU na Polônia em dezembro passado, ela disse: “Você não é maduro o suficiente para dizer como é. Até esse fardo que você deixa para nós, crianças.

Para os deputados britânicos que pediram que ela falasse, ela perguntou: “Meu inglês está bom? O microfone está ligado? Porque estou começando a me perguntar.”

Para os ricos e poderosos de Davos, que a elogiaram por lhes dar esperança, ela respondeu: “Não quero sua esperança… Eu quero que você entre em pânico. Quero que você sinta o medo que sinto todos os dias. Eu quero que você aja. Quero que você aja como faria em uma crise. Quero que você aja como se a casa estivesse pegando fogo, porque está.

Ela também disse que nem todos são os culpados pela crise climática. Não, ela os olhou nos olhos e disse que eles eram os culpados. E sempre a amaremos por isso.

Mas Greta não é só conversa. Tudo isso começou com a ação. Começou quando Greta percebeu, um ano e um mês atrás, que se ela queria que políticos poderosos se colocassem em pé de emergência para combater as mudanças climáticas, então ela precisava refletir esse estado de emergência em sua própria vida. E então ela parou de fazer a única coisa que todas as crianças deveriam fazer quando tudo estava normal: ir à escola para se preparar para o futuro quando adultas.

Em vez disso, ela se posicionou fora do parlamento da Suécia com uma placa feita à mão que dizia simplesmente: “Greve escolar pelo clima”. Ela começou a fazer isso toda sexta-feira e logo atraiu uma pequena multidão. Então outros estudantes começaram a fazer isso em outras cidades também.

Estudantes como Alexandria Villaseñor, que se posiciona fora das Nações Unidas nesta cidade toda sexta-feira, semana após semana, faça chuva, neve ou faça sol. Às vezes, as greves climáticas estudantis eram apenas uma criança solitária. Às vezes, dezenas de milhares apareciam.

E então, em 15 de março, veio a primeira greve global pelas escolas pelo clima. Mais de 2.000 greves em 125 países, com 1,6 milhão de jovens participando em um único dia. 1,6 milhão de pessoas. Isso é uma conquista e tanto para um movimento que começou oito meses antes com uma única menina de 15 anos em Estocolmo, Suécia.

E agora esse movimento está se preparando para o maior desafio de todos os tempos: eles pediram que pessoas de todas as idades participem e entrem em greve, em todo o mundo, em 20 de setembro. Porque proteger o futuro não é um esporte para espectadores.

Thunberg e os muitos outros jovens ativistas deixaram bem claro que não querem que os adultos deem tapinhas na cabeça e agradeçam pela infusão de esperança. Eles querem que a gente se junte a eles e lute pelo futuro ao seu lado. Porque é o direito deles. E todo o nosso dever.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *