29/03/2024 - Edição 540

Vale um Play

Heróis Modestos

Publicado em 11/09/2019 12:00 - Rafael Naruto

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Eu não conhecia o Studio Ponoc até surgir como novidade em meu catálogo da Netflix. A atração chamada de Heróis Modestos é um compilado de três curtas em animação da empresa que fui obrigado a assistir mais de uma vez por conta dos valores, traços e sentidos abordados em cada um dos três filmes.

Eu senti um pouco de familiaridade com relação a animação e enredo do já consagrado Studio Ghibli, porém, os valores explorados em cada um dos protagonistas são bem mais profundos, passando pela perda familiar, uma doença alimentar e pela negação da própria morte.

Cada história é única e gera uma reflexão sobre as abordagens propostas e um encantamento pelos lindos traços. Em vários momentos, realizei pausas para apreciar detalhes, contrastes e cores, que complementam toda a ambientação de forma artística e imersiva.

A primeira história nos apresenta uma aventura familiar de pequenos seres aquáticos, na segunda nos comovemos pelo cotidiano de um jovem que sofre de uma doença alimentar severa e por último observamos um rapaz que nega a sua morte, se agarrando com vontade aos pequenos detalhes da vida.

Por conta dos curtas, comecei a estudar mais sobre o estúdio, além do seu fundador Yoshiaki Nishimura que já recebeu indicações ao Oscar por conta de duas animações de sua autoria. Convido todos os interessados a conhecerem a animação e também a se tornarem parte de verdadeiros Heróis Modestos. Um grande abraço a todos e até a semana que vem.

Leia outros artigos da coluna: Vale um Play

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *