29/03/2024 - Edição 540

Judiciário

Presidente da OAB MS fala da importância da defesa ao estado democrático de direito a novos advogados

Publicado em 06/09/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Em discurso, o Presidente da Seccional sul-mato-grossense da OAB, Mansour Elias Karmouche, falou a egressos na advocacia sobre a importância da defesa ao estado democrático de direito. “A nossa classe só se faz forte quando tem o compromisso dos seus profissionais tanto no exercício da advocacia quanto da defesa do estado democrático de direito, colocando em prática aquilo que a Constituição nos outorgou. O papel de vocês a partir de agora é exatamente esse: fazer a defesa dos seus clientes e manifestar na defesa dos interesses da sociedade. Quando defendemos o estado democrático de direito, no caso do contraditório e ampla defesa, estamos defendendo a sociedade”, destacou.

O Presidente falou também do número de profissionais no País. “Essa é a maior entidade de classe do planeta. Conta com 1.180 milhão de advogados inscritos. Aqui no Estado temos ativos 16 mil profissionais e são quase 25 mil inscrições. Isso representa uma grande responsabilidade à instituição, que depende de vocês para ter a força e energia para representar a sociedade”, frisou.

Sentaram-se à mesa de honra também o Vice-Presidente Gervásio Alves de Oliveira Júnior; Secretário-Geral Stheven Razuk; Secretária-Geral Adjunta Eclair Nantes; Diretor-Tesoureiro Marco Rocha; Conselheiro Federal e Vice-Presidente da Comissão Nacional da Jovem Advocacia Vinícius Monteiro Paiva; Conselheiro Estadual Cerilo Casanta Calegaro Neto; Conselheira e Madrinha da Turma Camila Cavalcante Bastos; Diretor-Tesoureiro da ESA/MS, João Paulo Delmondes; Presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/MS Janine Delgado; ex-Procurador-Geral do Estado José Wanderlei Bezerra Alves.

Nomeada como madrinha da turma, a Conselheira Estadual Camila Bastos falou da responsabilidade necessária para o exercício da profissão. “Atuamos em nome do outro, que muitas vezes envolve tudo o que tem nada vida. Em nossas mãos temos o bem da família, a guarda de um filho, temos a liberdade, a aposentadoria, horas trabalhadas ou temos uma simples cobrança. O bom advogado é aquele que se entrega por inteiro à causa do seu cliente e que se dedica totalmente à defesa dos direitos e da Justiça”, pontuou.

Em nome da Comissão da Jovem Advocacia, a Presidente Janine Delgado deixou mensagem aos novos advogados: “Ética e honestidade com vocês e com a profissão que passarão a exercer. Acima de tudo, sejam honestos e não se enganem. A advocacia é profissão para os fortes”, disse lembrando do jurista brasileiro, Heráclito Fontoura Sobral Pinto. E completou: “A OAB é a Casa da Cidadania e do advogado. Estamos aqui por vocês porque amamos a nossa profissão. Parabéns. Contem com a Comissão da Jovem Advocacia”.

O Diretor-Tesoureiro da ESA, João Paulo Delmondes citou que os novos profissionais podem “contar com a Escola, que constantemente se dedica para o aperfeiçoamento técnico-profissional do advogado, oferecendo cursos de capacitação gratuitos, especialmente às terças e quintas-feiras de todas as semanas”.

Diante da presença massiva de amigos e familiares, o juramento dos bacharéis foi lido por Ana Caroline Donato Lima e discursou em nome da turma, o Jovem Advogado Rafael Augusto Cândido de Souza. “Hoje é um dia muito especial para nossas vidas. Para alguns é o momento da realização de um sonho e para outros o alcance de uma vitória conquistada pela superação de muitos obstáculos. A luta de cada um que está aqui tem grande valor e se materializa com o recebimento da carteiro de advogado nesta solenidade”, comemorou.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *