Semana On

Sexta-Feira 20.set.2019

Ano VIII - Nº 363

Campo Grande

Terceira Clínica da Família é inaugurada no Iracy Coelho

A USF Iracy Coelho é a primeira unidade do País a aderir ao programa “Saúde na Hora”

Postado em 03 de Setembro de 2019 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Os moradores do Bairro Iracy Coelho passam a contar com uma Clínica da Família, a terceira de Campo Grande, implementada dentro dos padrões reconhecidos internacionalmente pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS) como modelo de assistência na Atenção Primária, funcionando de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, sem intervalo para o almoço, o que facilita o acesso da população.  A certificação da unidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (02), com a presença do prefeito Marquinhos Trad, do secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, superintendentes, coordenadores e servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU).

Para o prefeito Marquinhos Trad ao aderir ao Programa Municipal de Certificação da qualidade da Atenção Básica, a unidade se torna referência o que, por sua vez, garante a melhoria na assistência prestada à população,  considerando que a Clínica é capaz de atender até 90% dos agravos em saúde.

“A saúde sempre será uma das maiores necessidades, por isso o nosso esforço para garantir que haja um atendimento de qualidade, buscando fortalecer a Atenção Primária, facilitando o acesso e oportunizando o atendimento para todos. Estamos fazendo tudo o que é possível para dar ao cidadão campo-grandense a saúde que ele merece”, disse.

Conforme a gerente da unidade, Fátima Barbosa, a equipe trabalhou por quase 1 ano no processo de melhoria dos indicadores da unidade, acesso e qualidade no atendimento para que fosse possível se tornar uma Clínica da Família.

“Foi um processo que contou com o envolvimento e empenho de toda a equipe da unidade e hoje estamos muito felizes ao ver tudo isso concretizado. Com essa certificação conseguimos receber as melhorias e também faz com que a gente se dedique mais a atender a população”, disse.

Clínica da Família

A concepção do serviço tem por objetivo estabelecer um modelo de unidade básica, com nova identidade estética e excelência em todos os serviços oferecidos, segundo os preceitos da Atenção Primária em Saúde, da Política Nacional da Atenção Básica e do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade na Atenção Básica.

Com a mais recente certificação, Campo Grande passa a ter três Clínicas da Família em funcionamento: Nova Lima, Portal Caiobá e Iracy Coelho.

Além de funcionar em horário diferenciado, o que facilita o acesso da população, a unidade também priorizá o acolhimento, os indicadores em saúde, o agendamento diário e ampliação de procedimentos realizados nas unidades de saúde.

O agendamento é diário, onde a equipe atenderá ou agendará consulta para todas as pessoas que chegarem à unidade, conforme sua necessidade, e não apenas determinados grupos populacionais, ou agravos mais prevalentes ou fragmentados por ciclo de vida.

Além do atendimento médico, a Clínica da Família oferta, através do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB,  atendimento com os seguintes profissionais: médico pediatra, médico ginecologista, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo e fisioterapeuta.

“Saúde na hora”

A USF Iracy Coelho também foi a primeira unidade do País a aderir ao programa do Ministério da Saúde “Saúde na Hora”, ampliando a cobertura da estratégia saúde da família, ampliar o número usuários nas ações e serviços promovidos pela unidade, reduzir o volume de atendimento de usuários que possuem um baixo risco à saúde nas unidades de pronto atendimento, urgência e emergência.


Voltar


Comente sobre essa publicação...