19/04/2024 - Edição 540

Brasil

5 ONGs para você ajudar refugiados no Brasil

Publicado em 29/08/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

No último dia 28 celebrou-se o Dia Nacional do Voluntário. De acordo com o IBGE, 7,4 milhões de pessoas já realizaram trabalho voluntário, o equivalente a 4,4% da população de 14 anos ou mais de idade.

São diversas as causas que demandam atenção daquelas pessoas que procuram fazer o bem à sociedade. Uma delas, em especial, tem chamado a atenção dos brasileiros: o bem-estar dos refugiados.

Nos últimos anos, o País recebeu mais de 30 mil pedidos de refúgio de imigrantes, de acordo com o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare).

Se você tem vontade de se aproximar da causa, mas não sabe exatamente como, aqui estão cinco organizações que trabalham para ajudar a inserção dos refugiados na sociedade.

Abraço Cultural

Com operações no Rio de Janeiro e São Paulo, o Abraço Cultural emprega refugiados e migrantes para dar aula de idiomas e compartilhar sua cultura, promovendo uma rica troca de experiências, com a intenção de contribuir para a inserção dessas pessoas na sociedade.

Os voluntários podem ajudar no atendimento direto aos alunos e professores, participar na organização dos eventos culturais e oferecer serviços de design, marketing e comunicação.

Atualmente, há vagas para designer gráfico(a), programador(a) e fotógrafo(a).

Endereços: R. dos Pinheiros, 706, Casa 6 – Pinheiros, São Paulo/ R. Conde de Bonfim, 488, 3º andar – Tijuca, Rio de Janeiro.

Missão Paz

Com atendimento a pessoas de mais de 70 nacionalidades desde 1939, a Missão Paz oferece apoio completo aos imigrantes e refugiados, desde serviços de documentação, informação jurídica, mediação de trabalho, serviços de saúde física e mental, assistência social e acolhimento.

Endereço: Rua Glicério, 225 – Liberdade, São Paulo

Compassiva

Compassiva é uma organização social que atende crianças, adolescentes, mulheres e refugiados em situação de vulnerabilidade na cidade de São Paulo.

O nome Compassiva surgiu da vontade dos voluntários de serem agentes da compaixão. Atuante desde 1998 e situada no centro da capital paulistana, a Compassiva busca aprofundar o relacionamento entre voluntários e atendidos, criando a oportunidade de transformar as vidas de todos os envolvidos.

Endereço: Rua da Glória, 900 – Liberdade, São Paulo

Caritas

Criada em 1956 pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a Cáritas Brasileira é uma das 164 organizações-membros da Rede Cáritas Internacional que estão espalhadas ao redor de todo o mundo. Em território nacional, atua em 450 municípios.

Com a ampliação do fluxo migratório no Brasil, muitas Cáritas têm recebido migrantes e refugiados em busca de ajuda. Diante desse contexto, a rede está aumentando sua atuação no favorecimento da acolhida e da integração de todos que chegam ao nosso País na condição de imigrantes ou de refugiados.

A Rede Cáritas possui como principal objetivo formar uma sólida rede de apoio para os atendidos.

Endereço: há disponibilidade de atendimento em seis capitais brasileiras, os endereços podem ser encontrados no site da instituição.

PARR – Programa de Apoio para a Recolocação dos Refugiados

O PARR foi criado em Outubro de 2011 pela EMDOC – consultoria especializada em imigração, transferências para o exterior e relocation – com o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e do Centro de Referência para Refugiados da Caritas Arquidiocesana de São Paulo.

Com o intuito de integrar refugiados e solicitantes de refúgio na sociedade brasileira, o programa tem como premissa central assegurar que os atendidos atinjam a autossuficiência por meio de seu próprio trabalho.

Para isso, o PARR busca sensibilizar a sociedade, com foco no empresariado nacional, reforçando a capacidade que refugiados e solicitantes de refúgio têm de contribuir com a economia brasileira.

Endereço: Rua José Bonifácio, 107 1º andar – Sé, São Paulo


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *