Semana On

Sábado 16.nov.2019

Ano VIII - Nº 372

Brasil

5 ONGs para você ajudar refugiados no Brasil

Se você tem vontade de se aproximar da causa, mas não sabe exatamente como, conheça algumas instituições

Postado em 29 de Agosto de 2019 - Huffpost

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

No último dia 28 celebrou-se o Dia Nacional do Voluntário. De acordo com o IBGE, 7,4 milhões de pessoas já realizaram trabalho voluntário, o equivalente a 4,4% da população de 14 anos ou mais de idade.

São diversas as causas que demandam atenção daquelas pessoas que procuram fazer o bem à sociedade. Uma delas, em especial, tem chamado a atenção dos brasileiros: o bem-estar dos refugiados.

Nos últimos anos, o País recebeu mais de 30 mil pedidos de refúgio de imigrantes, de acordo com o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare).

Se você tem vontade de se aproximar da causa, mas não sabe exatamente como, aqui estão cinco organizações que trabalham para ajudar a inserção dos refugiados na sociedade.

Abraço Cultural

Com operações no Rio de Janeiro e São Paulo, o Abraço Cultural emprega refugiados e migrantes para dar aula de idiomas e compartilhar sua cultura, promovendo uma rica troca de experiências, com a intenção de contribuir para a inserção dessas pessoas na sociedade.

Os voluntários podem ajudar no atendimento direto aos alunos e professores, participar na organização dos eventos culturais e oferecer serviços de design, marketing e comunicação.

Atualmente, há vagas para designer gráfico(a), programador(a) e fotógrafo(a).

Endereços: R. dos Pinheiros, 706, Casa 6 - Pinheiros, São Paulo/ R. Conde de Bonfim, 488, 3º andar - Tijuca, Rio de Janeiro.

Missão Paz

Com atendimento a pessoas de mais de 70 nacionalidades desde 1939, a Missão Paz oferece apoio completo aos imigrantes e refugiados, desde serviços de documentação, informação jurídica, mediação de trabalho, serviços de saúde física e mental, assistência social e acolhimento.

Endereço: Rua Glicério, 225 - Liberdade, São Paulo

Compassiva

Compassiva é uma organização social que atende crianças, adolescentes, mulheres e refugiados em situação de vulnerabilidade na cidade de São Paulo.

O nome Compassiva surgiu da vontade dos voluntários de serem agentes da compaixão. Atuante desde 1998 e situada no centro da capital paulistana, a Compassiva busca aprofundar o relacionamento entre voluntários e atendidos, criando a oportunidade de transformar as vidas de todos os envolvidos.

Endereço: Rua da Glória, 900 – Liberdade, São Paulo

Caritas

Criada em 1956 pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a Cáritas Brasileira é uma das 164 organizações-membros da Rede Cáritas Internacional que estão espalhadas ao redor de todo o mundo. Em território nacional, atua em 450 municípios.

Com a ampliação do fluxo migratório no Brasil, muitas Cáritas têm recebido migrantes e refugiados em busca de ajuda. Diante desse contexto, a rede está aumentando sua atuação no favorecimento da acolhida e da integração de todos que chegam ao nosso País na condição de imigrantes ou de refugiados.

A Rede Cáritas possui como principal objetivo formar uma sólida rede de apoio para os atendidos.

Endereço: há disponibilidade de atendimento em seis capitais brasileiras, os endereços podem ser encontrados no site da instituição.

PARR - Programa de Apoio para a Recolocação dos Refugiados

O PARR foi criado em Outubro de 2011 pela EMDOC - consultoria especializada em imigração, transferências para o exterior e relocation - com o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e do Centro de Referência para Refugiados da Caritas Arquidiocesana de São Paulo.

Com o intuito de integrar refugiados e solicitantes de refúgio na sociedade brasileira, o programa tem como premissa central assegurar que os atendidos atinjam a autossuficiência por meio de seu próprio trabalho.

Para isso, o PARR busca sensibilizar a sociedade, com foco no empresariado nacional, reforçando a capacidade que refugiados e solicitantes de refúgio têm de contribuir com a economia brasileira.

Endereço: Rua José Bonifácio, 107 1º andar – Sé, São Paulo


Voltar


Comente sobre essa publicação...