Semana On

Domingo 17.nov.2019

Ano VIII - Nº 372

Coluna

Conheça a deslumbrante Capadócia

A Capadócia é um dos principais destinos turísticos da Turquia por sua história rica em cultura bizantina e arqueológica, com igrejas escavadas na rocha

Postado em 28 de Agosto de 2019 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Ao se aventurar em turismo na Turquia você não pode deixar de conhecer a deslumbrante Capadócia. Situada em um planalto com aproximadamente 1.000 m de altitude o clima da Capadócia é acentuadamente continental, com verões quentes e secos e os invernos frios e até com neve, o que a torna mais exuberante ainda.

Dizia o turista Eduardo Ruiz, que nos brindou com algumas fotos: “Ver a Capadócia coberta de neve, a partir de um  balão, é como abrir os olhos pela primeira vez”. É realmente lindo e inesquecível.

Göreme, Ürgüp, Nevsehir e Avanos são suas mais importantes cidades.

A Capadócia é um dos principais destinos turísticos da Turquia por sua história  rica em cultura bizantina e arqueológica.

A abundância de rochas de formas  caprichadas pela erosão ao longo dos anos faz com que abundem nessas paisagens lunares ,muitas cavernas naturais e artificiais.

Durante o período bizantino, algumas destas construções subterrâneas foram transformadas em igrejas e decoradas com frescos nas paredes e tetos.

A Capadócia já foi palco de guerras, cruzadas; sofreu invasões e saques, mas apesar disto suas riquezas culturais compõe hoje um interessante destino no caminho até a Ásia.

A pequena cidade de Gorëme é o ponto de partida para explorar esta região. Construída a partir de escavações nos pequemos montes dentro de um vale de arenito que compõe o relevo da região. Ali as  pessoas vivem literalmente na era da pedra, com portas, janelas, chaminés. O passeio vale a pena.

O Parque  Nacional sem dúvida é a mais famosa área da pitoresca e popular região da Capadócia onde concentram-se dezenas de igrejas em construções religiosas trogloditas,  todas elas  tombadas como patrimônio Histórico Mundial pela  UNESCO junto com os Sítios Rupestres da Capadócia.

Mas você vai se surpreender ainda mais quando sobrevoar a Capadócia em um  balão às 06 horas da manhã. Poucas experiências se comparam a isto. É magnífica a paisagem que se descortina aos olhos do visitante.  A 1.300 metros de altura, a paisagem árida de tons terrosos em solo assume um aspecto quase onírico, montanhas e vales branco-lunar alternando-se com serpentinas verdes e as inacreditáveis casas escavadas em rochas pontiagudas que ora se assemelham a cogumelos, ora lembram cupinzais humanos.

A oferta de hotéis na região é bem disputada  e os preços são  relativamente baixos, sendo que os mais  aconchegantes- são os “cavehotels”, construídos a partir das  cavernas. Quanto à alimentação também não é preciso se preocupar, porque os melhores restaurantes  do país estão nesta região, principalmente  em Göreme.


Voltar


Comente sobre essa publicação...