16/04/2024 - Edição 540

Brasil

Em defesa do CNPq, pesquisadores criam abaixo-assinado

Publicado em 15/08/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), juntamente a outras 65 entidades científicas e acadêmicas, lançou um abaixo-assinado online em defesa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), um dos principais órgãos responsáveis por pesquisas no Brasil. A atitude vem como resposta aos cortes de orçamento anunciados pela gestão Bolsonaro nos últimos meses.

Em comunicado, os responsáveis pela petição afirmam que, se a situação não for rapidamente alterada, haverá a suspensão do pagamento de todas as bolsas do CNPq a partir de setembro deste ano. "A comunidade científica tem alertado há meses, sem sucesso, o Governo Federal e o Congresso Nacional para o déficit de R$ 330 milhões no orçamento do CNPq em 2019", escrevem.

Os pesquisadores exigem a reiteração do orçamento do CNPq ainda em 2019, focando principalmente no pagamento das bolsas de estudos necessárias para o desenvolvimento científico do país.

"O impacto positivo da pesquisa científica brasileira, nos diversos campos da atividade econômica e nas políticas públicas do País, é evidenciado por inúmeros casos de sucesso, como na saúde pública (por exemplo, a prevenção e controle do Zika), no enorme crescimento na produção de grãos, em particular a soja, em inúmeras inovações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros e na descoberta e exploração do Pré-sal", apontam.

Os organizadores esperam que o abaixo-assinado reúna ao menos 25 mil assinaturas de membros da sociedade civil. Veja aqui como participar.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *