Semana On

Segunda-Feira 18.nov.2019

Ano VIII - Nº 372

Legislativo

Em Assunção, Paulo Corrêa participa de reunião com Mario Abdo sobre Rota Bioceânica

Obras para a construção da ponte internacional devem ser iniciadas até o final de 2020

Postado em 15 de Agosto de 2019 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Paulo Corrêa, esteve em Assunção, no Paraguai, junto com o Governador Reinaldo Azambuja e a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, onde participou de agendas importantes com o presidente do país vizinho, Mario Abdo Benítez, sobre a construção da Rota Bioceânica.

Durante a agenda, anunciou-se que a licitação para estudos de viabilidade e construção da Ponte entre Carmelo Peralta e Porto Murtinho será lançada no próximo dia 20 de julho. O objetivo é que as obras para a construção da ponte internacional sejam iniciadas até o final de 2020.

O avanço nas negociações para construção da terceira ponte entre Brasil e Paraguai foi destacado pelo presidente da Assembleia.

“A grande vantagem desta missão liderada pela Ministra Tereza Cristina e pelo Governador Reinaldo Azambuja, foi este intercâmbio de ideias. Fomos recebidos pelo presidente Mario Abdo e discutimos as duas pontes, não só a ponte que liga Porto Murtinho a Carmelo Peralta, como também a ponte que liga San Lazaro, Vallemi e Porto Murtinho, para que possamos acessar o cimento produzido em Vallemi. São vários assuntos. Acho que prosperamos bastante e no dia 20 vamos assinar o lançamento do projeto final da Ponte sobre o Rio Paraguai, um sonho acalentado há mais de 30 anos pelo povo do Mato Grosso do Sul”, destacou Paulo Corrêa.  

O Governador Reinaldo disse que a agenda foi muito positiva e um grande avanço.  “Uma agenda extremamente produtiva, de muitos resultados positivos tanto para o Brasil e Mato Grosso do Sul, quanto para o Paraguai. Fazer essa integração é muito importante”, explicou.  

A Ponte entre Carmello Peralta e Porto Murtinho terá 680 metros de comprimento e será totalmente custeada pela Itaipu binacional, que ficará responsável também pelos estudos de viabilidade, estudos socioambientais e projeto final. A ponte terá capacidade para suportar grandes cargas e o custo aproximando é de U$ 75 milhões, o que equivale a R$ 307,5 milhões.

A comitiva brasileira também discutiu com o governo Paraguai a ponte sobre o Rio Apa, a criação de um parque tecnológico entre Ponta Porã e Pedro Juan Cabellero e a instalação de aduanas em Ponta Porã e Mundo Novo. Participou ainda de agenda no Ministério da Agricultura do Paraguai para estreitar as relações entre sanidade animal e vegetal e visitou a feira agropecuária internacional.

Nas redes sociais, o presidente Mario Abdo falou sobre o encontro.

“Hoje recebemos as autoridades de Mato Grosso do Sul, Brasil, com quem conversamos sobre o passo histórico que estamos dando com a construção das duas pontes internacionais. Além disso, com a Rota Bioceânica, a produção das nossas regiões chegará aos portos do Pacífico”, escreveu em seu twiter e no facebook.

A Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, ressaltou o trabalho conjunto entre as autoridades do Paraguai e Brasil, principalmente na área de agricultura e pecuária. “Há uma sincronia em várias atividades entre Brasil e Paraguai, principalmente na área de agricultura e pecuária”, disse, destacando que isso garante o avanço dos projetos que fazem o desenvolvimento de ambos os países.

Em março Paulo Corrêa e Reinaldo Azambuja participaram de uma primeira reunião com o diretor da Itaipu binacional, em Porto Murtinho, sobre a construção da ponte.

Também integraram a comitiva Sul-Mato-Grossense o vice-governador Murilo Zauit, os secretários de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Ecomômico, Jaime Verruck e de Segurança, Antônio Carlos Videira, além de secretários do Ministério da Agricultura.


Voltar


Comente sobre essa publicação...