Semana On

Sexta-Feira 15.nov.2019

Ano VIII - Nº 371

Auau Miau

A ciência explica por que gatos gostam de comer grama

Pesquisadores da Universidade da Califórnia fizeram uma pesquisa com mil donos de gatos para entender esse hábito

Postado em 13 de Agosto de 2019 - Galileu

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O seu gato já comeu grama? De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, é provável que sim. Querendo entender por que os felinos têm esse hábito, eles entrevistaram mil donos de gatos e viram que 71% dos bichanos já foram vistos comendo grama pelo menos seis vezes em suas vidas.

Uma das principais hipóteses é que os gatos fazem isso quando não estão se sentindo muito bem – o matinho faz com que eles vomitem. Na pesquisa, porém, apenas um quarto dos felinos comedores de grama foram vistos vomitando e 91% das pessoas disseram que seus animais não pareciam doentes depois de se esbaldar no jardim. Os cientistas concluíram, então, que o vômito é apenas uma consequência de comer grama, e não o objetivo dos gatos. 

Outras pesquisas indicam que o hábito seria, na verdade, uma questão de instinto e teria trazido vantagens evolutivas para os animais. Um trabalho apresentado em uma convenção científica na Noruega analisou essa prática em macacos e viu que mascar grama ajudou os animais a expelir parasitas intestinais que ameaçavam suas vidas.

É provável que os felinos ancestrais dos gatos também tivessem esse costume, que se mantém até hoje. Os cientistas aconselham os donos de gatinhos a cultivarem grama para que eles possam mastigá-la. É um modo de exercitar o comportamento natural deles – e evitar que comam plantas venenosas.


Voltar


Comente sobre essa publicação...